A citação direta é a transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra, ou seja, durante a elaboração de um trabalho acadêmico, por exemplo, foi necessário consultar um autor específico e, para o seu trabalho, alguma frase foi importante. Nesse caso, você vai copiá-la, mas vai citá-la.
CITAÇÃO DIRETA CURTA: quando não ultrapassam 3 linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas. Exemplo: “Ser ou não ser, eis a questão”, (SHAKESPEARE, 1599, ato III Cena I), era a expressão preferida.
Quando usamos a citação direta curta, devemos referência-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraido.
Citação com até três linhas: deve ser incorporada ao parágrafo e aparecer entre aspas duplas. Mais de três linhas: deve figurar em um bloco abaixo do texto, com recuo de 4 cm para todas as linhas, a partir da margem esquerda, espaçamento simples entre as linhas, fonte menor que a do texto e sem aspas.
Talvez você não saiba, mas existem três tipos de citação: a citação direta (curta e longa), a citação indireta e a citação de citação (apud).
Citação com mais de três linhas As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com caractere menor que o do texto, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.
Expressões que podem ser utilizadas em citações indiretas
Como fazer uma citação indireta? Nas citações indiretas, sendo utilizado o sistema autor-data, deverá primeiramente haver a indicação do sobrenome do autor da obra consultada, seguido da data da publicação do documento. Nas citações indiretas é opcional a indicação das páginas consultadas.
Exemplos de paráfrase