A eleição para a presidência da República foi realizada no dia 1 de março de 1930, um sábado de carnaval, e foi vencida por Júlio Prestes, (chamado, pela imprensa de "Candidato Nacional") com 1 091 709 votos contra 742 797 dados a Getúlio (Candidato Liberal). ... Júlio Prestes foi eleito para governar de 1930 a 1934.
Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Por isso, muitos que foram contemporâneos a esse período, a denominaram a pior década do século XX, já que começou com a Grande Depressão e terminou com a guerra.
A Aliança Liberal, partido político que indicou à presidência o gaúcho Getúlio Vargas nas eleições de 1930, era apoiada pelos seguintes grupos sociais: ... Operários, que estavam prejudicados pela falta de direitos trabalhistas, e os quais estavam na proposta política da Aliança.
O poder da aliança liberal expressava predominantemente os interesses das oligarquias regionais, mas teve também algumas reclamações das camadas urbanas, como a regulamentação das leis do trabalho, o voto secreto, o voto feminino e a anistia de alguns tenentes envolvidos nos movimentos de insurreição armada.
Getúlio Vargas era o candidato à presidência pela Aliança Liberal e o próprio Getúlio Vargas era gaúcho, de modo que apoiá-lo era o mesmo que apoiar uma liderança política que poderia, se chegasse ao poder, favorecer aos interesses regionais dos gaúchos.
O principal protagonista da Revolução de 1930 foi Getúlio Dorneles Vargas, então presidente (nome que se dava aos governadores da época) do estado do Rio Grande do Sul.
Resposta. Explicação: A chegada de Getúlio Vargas ao poder ocorreu em 1930, depois de um conturbado processo eleitoral. ... A dinâmica do processo histórico se relacionou com a crise política que ocorreu com o fim da aliança entre os estados de São Paulo e Minas Gerais na indicação do candidato às eleições de 1930.
A chegada de Getúlio Vargas ao poder se deu por meio da Revolução de 30, que pôs fim ao domínio político das elites paulista e mineira. Durante anos, esses dois estados dominaram a política brasileira, através de um sistema de alternância de poder na Presidência da República.
A chegada de Getúlio Vargas ao poder ocorreu em 1930, depois de um conturbado processo eleitoral. ... A dinâmica do processo histórico se relacionou com a crise política que ocorreu com o fim da aliança entre os estados de São Paulo e Minas Gerais na indicação do candidato às eleições de 1930.
Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos: ... Governo Provisório -1930-1934.
O Governo Provisório foi o período da Era Vargas que foi iniciado em 1930, quando Getúlio Vargas ascendeu ao poder após a Revolução de 1930, e foi finalizado em 1934, quando Vargas foi eleito indiretamente presidente do Brasil para um mandato de mais quatro anos.
As principais características do Governo Provisório são: Vargas nomeou interventores para cada estado, substituindo-se assim os governadores. ... Vargas acaba com a constituição brasileira e com o Congresso (dessa forma, Getúlio elimina sua oposição política).
O Governo Provisório iniciou-se em 1930, quando Getúlio Vargas foi nomeado presidente logo após a Revolução de 1930, e estendeu-se até 1934, quando Vargas foi reeleito em eleição indireta, dando início ao Governo Constitucional.