O sistema de ERP SAP (do inglês - Enterprise Resource Planning) é uma solução tecnológica que gerencia todas as operações das organizações, incluindo as áreas administrativa, operacional, fiscal e Logística.
O SAP é um sistema de Gestão Empresarial (ERP) que traz as melhores práticas do mercado para empresas de diferentes seguimentos, com a intenção de melhorar a eficiência do controle e gerenciamento das informações e dados das companhias.
O significado da sigla é uma abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, no idioma alemão, que quer dizer, em português Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados. SAP é um software ERP perfeitamente integrado.
O componente SAP ERP Central (SAP ECC) é um sistema de planejamento de recursos empresariais On Premisses que é comumente referido como “SAP ERP”. O software ECC integra informações digitais criadas em uma área de uma empresa com dados de outras áreas da mesma empresa em tempo real.
O Componente SAP Planejamento e Controle da Produção (SAP PP) do sistema abrange o conjunto de funções utilizadas no processo produtivo, desde o estabelecimento da demanda do produto acabado até a fabricação de materiais intermediários e determinação das quantidades de matérias-primas ou componentes a serem comprados.
Veremos agora como fazer o download do SAP GUI e realizar sua instalação.
Primeiro para localizar uma nota na SAP é preciso de um login da SAP, que a sua empresa pode fornecer ou se você tiver uma certificação SAP você poderá consultar e abrir um chamado na SAP. Uma Nota é basicamente uma correção de um processo Standard do sistema ou instruções de como agir naquela situação.
Para lançar uma nota fiscal de compra, vá no menu Fiscal e clique em Lançar nota fiscal de compra. Selecione um modelo de documento fiscal para lançar. No nosso exemplo, usaremos a Nota Fiscal Eletrônica. Ao selecionar o documento clique em Confirmar.
Confira o passo a passo de como emitir nota fiscal Simples Nacional:
De forma prática, nota fiscal de entrada é o documento para comprovação fiscal da movimentação de mercadorias recebidas, ao contrário da nota fiscal de saída, que é quando você vende algo. Tanto o fornecedor, como vimos antes, quanto o comprador, tem responsabilidade de emitir a nota.
Nesse caso, importa-se o arquivo XML, colocando-o no controle tributário da sua empresa. Uma das formas de emitir a nota fiscal de entrada é acessando o Portal Nacional da NF-e. Acessando o campo “Consultar NF-e Completa” você consegue baixar a nota depois de informar a chave de acesso e localizá-la.
Em que casos deve ser emitida uma NFe de entrada?
- Na compra de produtos sem nota fiscal e para comprovar a aquisição desses, o MEI deve emitir uma Nota Fiscal de Entrada, em seu próprio talão (bloco), ou seja, deverá preencher a opção de entrada de mercadoria, com seus próprios dados (campo do destinatário), discriminando todas as mercadorias adquiridas sem ...
Não existe prazo para emitir nota fiscal. Porém, gerar esse documento fiscal antes de enviar o produto ao cliente é um dos procedimentos indicados para evitar problemas com o Fisco. Lembrando ainda que a não emissão da nota fiscal é passível de multa e até de pena de reclusão.