A ressecção intestinal é um procedimento cirúrgico que remove parte do intestino, sendo indicada para tratamento de várias doenças dos intestinos delgado e/ou grosso, incluindo câncer, obstrução intestinal, doença inflamatória intestinal, entre outras condições clínicas.
Pode ser resultado de problemas como: Falha no processo digestivo, como por exemplo, uma pancreatite ou uma ressecção gástrica; Falta de sais biliares, como nos casos de problemas hepáticos, síndrome da alça cega e ressecção ileal; Dano na mucosa, como nos casos de doença celíaca e enterite.
A cirurgia para endometriose é feita na maior parte dos casos com videolaparoscopia, que consiste em fazer pequenos buraquinhos no abdômen para inserir instrumentos que permitem retirar ou queimar o tecido endometrial que se encontra danificando outros órgãos como ovários, região exterior do útero, bexiga ou intestinos ...
Após o procedimento, a mulher ficará no hospital por 24 horas se recuperando da anestesia geral, para que o médico possa avaliar se não existe nenhuma hemorragia. Depois de receber alta, a paciente deve manter o repouso e evitar esforços como trabalhar, limpar a casa ou pegar peso por pelo menos um mês.
A endometriose pode ser classificada em alguns tipos, de acordo com os sintomas, grau de intensidade dos mesmo e local de acometimento. Há muitas formas de manifestação e as mais observadas são a endometriose superficial, a endometriose ovariana e a endometriose profunda.
Dor na relação Não se deve confundir este tipo de dor com as causadas por patologias vaginais. Nas patologias vaginais ocorrem outros sintomas como vermelhidão, corrimento de cor branca, amarelada, avermelhada ou esverdeada, e coceira ou ardor no local.
· Inchaço: pode ocorrer inchaço na parte inflamada de endometriose que afeta a pelve e os intestinos. · Náuseas e vômitos: isso pode ser um sintoma de dor severa, do efeito da inflamação no trato gastrointestinal ou, mais especificamente, pode ser um sintoma de doença invadindo o intestino delgado.
7 dicas para viver melhor com endometriose