Outra grande causa do sofrimento no trabalho é a negligência por parte do trabalhador em relação à pressão e ao estresse no trabalho, uma vez que ele já passa a considerá-los como naturais. Tal fato pode ser constatado na seguinte afirmação: "Pressão e estresse fazem parte da vida, dizem eles.
É a sensação de cansaço presente no dia a dia e que não é superada nem por uma noite de sono nem pelo final de semana. A fadiga chega a afetar o desempenho no trabalho e mesmo outras dimensões da vida dos trabalhadores, como a familiar e a social.
A síndrome, também conhecida como a síndrome do esgotamento profissional, é um estado físico emocional e mental de exaustão extrema.
É quando o trabalho te deixa doente. Sensação de baixa energia, tensão, desmotivação, ansiedade e depressão são alguns exemplos de sintomas, além de literalmente adoecer, sentir dores de cabeça, nas costas, lombar, gastrite até progredirem para quadros mais graves. E infelizmente isso é mais comum do que imaginamos.
A análise da OMS aponta que um local de trabalho considerado “ruim” ou “negativo” pode afetar diretamente na saúde mental dos indivíduos, gerando problemas como alto nível de estresse, transtorno de ansiedade, depressão e até dependência química.