RESUMO: Os recursos didáticos são ferramentas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a utilização de recursos didáticos no ensino de genética.
Os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola.
Material didático é um instrumento pedagógico que serve como base, apoio e orientação ao aluno. ... O material didático também faz parte do plano pedagógico da escola, pois ele serve de referência para o processo de ensino e aprendizagem, guiando o processo do aluno e o trabalho do professor.
O material didático são suporte que o professor utiliza para incrementar a sua aula, jamais poderá substituir o professor. Para os professores, o professor deve saber utilizá-lo, saber incorporá-lo em sua prática cotidiana, de acordo com as condições estruturais de sua escola e as necessidades de seus alunos.
O material didático excelente é aquele que vai acompanhar o indivíduo mesmo depois que ele sair do espaço escolar. A importância do material didático excelente está no fato de ele servir para a vida, para auxiliar na compreensão do mundo físico, da realidade compartilhada e das relações que se trava em sociedade.
O material educativo pode ser compreendido como um facilitador da experiência de aprendizado ou me- diada para o aprendizado, de modo a não ser considerado apenas um objeto que proporciona informação, mas num dado contexto, facilitador ou apoio para o desenvolvimento de uma experiência de aprendizado envolvendo mudança ...
Cartilhas são materiais informativos e educativos sobre os mais diversos assuntos; dessa forma, devem-se considerar os seguintes aspectos em sua elaboração: adequação ao público-alvo; linguagem clara e objetiva; visual leve e atraente e fidedignidade das informações.