Qual a funço do GLUT4? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
GLUT4 é o chamado transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular, tecidos que expressam especificamente, mas não unicamente, a proteína GLUT4.
Como a insulina age sobre o GLUT4?
As contrações musculares ativam o GLUT4, que atua como um receptor da insulina na célula. Dessa forma há o transporte da glicose para o interior celular e a conseqüente utilização ou armazenamento da mesma como energia, reduzindo seus valores no sangue.
O que é translocação do GLUT4?
O GLUT4 é o principal transportador de glicose presente no músculo esquelético, no cardíaco e no tecido adiposo. O seu processo de translocação e inserção na membrana plasmática resulta da ativação de vias de sinalização que ocorre a partir da interação da insulina com seus receptores de membrana.
Qual a função do capn10?
Diabetes tipo II: todas as nossas células nucleadas tem em seu cromossomo 10 o gene CAPN-10 que produz um tipo de proteína capaz de decompor a gordura dos espaços intercelulares dos nossos tecidos, evitando, assim, o acúmulo dessa substância e os prejuízos metabólicos que poderiam causar aos órgãos atingidos.
Como ocorre a entrada de glicose no coração?
Existem dois mecanismos de transporte de glicose através da membrana celular: transporte facilitado, mediado por transportadores de membrana específicos (GLUT) e o co-transporte com o íon Sódio (SGLT).
Qual a função dos transportadores de glicose?
Transportadores de glicose GLUT1-3 Os transportadores GLUT1 e 3 são considerados responsáveis pelo transporte de glicose ao cérebro. Como o transporte mínimo de glicose deve ser mantido a este órgão, seus transportadores de glicose são independentes de insulina.
Qual a função do IRS?
A via IR/IRS/PI3K/Akt levará a captação de glicose, aumento na síntese de glicogênio, de proteínas e lipídeos. Por outro lado, a via IRS/MAPK promoverá a proliferação e diferenciação celular.
Como ocorre a entrada da glicose na célula muscular?
Para entrar na célula, a glicose necessita atravessar a membrana plasmática. Diferentemente de algumas substâncias, o peso molecular da glicose impede sua passagem para o interior da célula por meio de difusão simples. A glicose, na maioria das vezes, entra na célula por um processo de difusão facilitada.
Como funciona o transporte de glicose?
A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.