A sinusopatia inflamatória (sinusite) define-se por uma patologia que acomete principalmente o seio maxilar (SM), caracterizada pela reação de inflamação e/ou infecção da mucosa do mesmo, podendo ser uni ou bilateralmente.
O que é sinusite crônica, principais sintomas e tratamento. A sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face, é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse por, pelo menos, 12 semanas consecutivas.
A sinusite é uma inflamação nos seios da face, localizada próxima à arcada dentária. Este seio maxilar está separado dos dentes posteriores apenas por uma camada de ossos, e está ligada a área bucal por vários vasos sanguíneos. Os sintomas mais comuns da doença são dor de cabeça, dor de dente e gosto ruim na boca.
O tratamento é indicado por um otorrinolaringologista e depende da causa e da gravidade da sinusopatia, no entanto, consiste principalmente na lavagem nasal com soro fisiológico e remédios para aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de antibióticos para pessoas com sinusopatia bacteriana.
“A inflamação que se desenvolve nos seios paranasais desencadeia a congestão local e o aumento de pressão tecidual, fatores que resultam em dor, não apenas em um, mas um grupo de dentes superiores, devido à proximidade destes seios com a maxila”, afirma.
Experimente estas cinco dicas para aliviar a dor de dente causada pela sinusite:
Cáries ou abscessos dentários Daí pode surgir a sensação de dor em vários dentes ao mesmo tempo. Em alguns casos, uma cárie dentária pode resultar em abscesso dentário . Este é uma bolsa de infecção que pode se formar dentro de um dente ou profundamente dentro da gengiva.
Na sinusite aguda, você pode sentir dor de cabeça na área do seio da face mais afetado. A intensidade da dor pode variar entre uma dor mais forte ou pontadas, pulsátil ou sensação de pressão na cabeça.
Como diagnosticar a sinusite A sinusite deve ser diagnosticada por um médico clínico geral ou um otorrinolaringologista. Ele fará alguns exames clínicos como o exame de garganta, ouvidos e tecidos nasais.
5 remédios para rinite alérgica
O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.
Preço. O preço do Sinutab varia entre os 10 e os 15 reais, e pode ser comprado em farmácias ou lojas on-line.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.
Chá de camomila Este chá também é uma boa opção de remédio caseiro para os sintomas de sinusite. "A camomila tem propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e cicatrizante, que auxiliam na melhora da congestão e inflamação da garganta e da mucosa nasal", enumera Andreia.
Tosse e febre também podem aparecer. Esse é o tipo de sinusite mais comum. Na sinusite bacteriana, pode haver mais secreção em uma narina do que na outra e ela tem aspecto purulento, ou seja, se parece com pus amarelado ou esverdeado.
Existem dois tipos de sinusite: uma sinusite aguda ou de curto prazo que pode ocorrer após um resfriado, um ataque de alergia, ou devido a poluentes no ambiente; e uma sinusite crônica ou de longo prazo, que dura mais de 12 semanas.
Principais sintomas da sinusite aguda Obstrução e secreção nasal, geralmente amarelada ou esverdeada; Tosse que piora ao deitar; Febre de cerca de 38ºC, está presente em metade dos casos; Mau hálito.
Sinusite aguda: A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração.