EQST

O Que Que Tem Dentro Do Osso?

O que que tem dentro do osso? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é que tem dentro do osso?

No interior de ossos como crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa, por exemplo, é encontrada a medula óssea vermelha, um tecido macio que reveste as cavidades onde são produzidas hemácias, leucócitos e plaquetas, as células do sangue.

O que reveste o osso?

São cúbicas ou cilíndricas e são encontradas na superfície do osso periósteo (membrana fina que reveste o osso). Fazem a regeneração óssea após fraturas. Os osteoblastos existem também no endósteo (membrana de tecido conjuntivo que reveste o canal medular da diáfise e as cavidades menores do osso esponjoso e compacto).

Como se chama o tecido que reveste os ossos?

Os ossos são revestidos por endósteo, o qual é constituído normalmente por uma camada de células osteogênicas (capazes de se diferenciar em osteoblastos), e pelo periósteo, tecido conjuntivo constituído por fibras colágenas e fibroblastos.

Quais são as bainhas de revestimento do osso?

Revestimento: Todos os ossos apresentam superfícies revestidas. Os revestimentos são membranas conjuntivas constituídas por células osteogênicas ou osteoprogenitoras, essenciais para a manutenção do tecido. Nutrem o tecido ósseo e são fonte de osteblastos. Podem ser *externos (Periósteo) ou internos (Endósteo).

O que é o Endosteo?

O endósteo reveste as superfícies internas do osso e geralmente é constituído por uma delgada camada de células osteogênicas achatadas, que reveste as cavidades do osso esponjoso, o canal medular, os canais de Havers e os de Volkmann.

Como se constitui a regeneração óssea?

2) A região da fratura fica cheia de pedacinhos do osso quebrado e tecidos mortos, que são removidos pela ação de células chamadas osteoclastos. Elas fagocitam (“comem” e “digerem”) esses fragmentos. O processo pode durar semanas, dependendo do tamanho da lesão.

O que é Osteoprogenitora?

As células osteoprogenitoras são achatadas com núcleos alongados ou ovoides; com retículo endoplasmático rugoso, ribossomos livres e pequena área de Golgi. Portanto, têm morfologia condizente de uma célula que se for estimulada torna-se um osteoblasto, uma célula secretora mais ativa.

Porque os osteoclastos são Multinucleados?

Os osteoclastos tem citoplasma granuloso, algumas vezes com vacúolos, fracamente basófilo nos osteoclastos jovens e acidófilos nos maduros. Estas células se originam de precursores mononucleados provenientes da medula óssea que, ao contato com o tecido ósseo, unem-se para formar os osteoclastos multinucleados.