O retardo da consolidação está definido como a falha de união óssea de três a seis meses após a fratura e a pseudoartrose está definida como a ausência de união óssea após um período de seis meses ou mais.
As pessoas podem aplicar ceratolíticos (agentes que amolecem, soltam e ajudam na descamação da camada superior da pele) nas áreas afetadas. Para evitar as tumefações e ajudar a tratar calos existentes, as pessoas podem utilizar amortecimentos e dispositivos que redistribuam a pressão das áreas afetadas.
Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.
Estudos clínicos demonstraram que a magnetoterapia e os campos eletromagnéticos pulsados (CEMP) contribuem para acelerar o processo de consolidação através da sua capacidade de estimular a regeneração dos tecidos ósseos.
O que causa a retenção de líquidos? A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo. As mulheres são bastante atingidas pelo inchaço, sintoma característico do problema, principalmente durante a menopausa e o período pré-menstrual.
Para diminuir o inchaço, coma com mais frequência frutas, verduras e alimentos ricos em potássio, como batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos. Além disso, chás, especialmente de boldo, hibisco e verde, têm função diurética e ajudam na diminuição da retenção de líquido.