A gueroba (nome científico Syagrus oleracea) é uma palmeira do bioma Cerrado, mas pode ser encontrada em outras regiões do país. É também conhecida como gueiroba, gariroba, gairoba, jaguaroba, catolé, pati, pati-amargosa, coqueiro-amargoso e palmito-amargoso. ... Cada coco pesa em média 35 gramas.
Benefícios da Guabiroba
Semear em composto preparado com 20% de terra vermelha,, 40% de areia branca de rio e 40% de matéria orgânica bem curtida. As sementes germinam melhor se cobertas com 5 cm de substrato, o aparecimento das primeiras folhas se inicia aos 85 dias, ocorrendo paulatinamente até os 350 dias depois.
Foram usados cinco métodos de superação de dormência: controle, sementes sem nenhum tratamento; escarificação química, sementes imersas em ácido clorídrico durante 5 minutos em seguida lavadas em água corrente; escarificação mecânica, sementes escarificadas próximo ao seu poro funcional; fogo, sementes expostas ao fogo ...
Em uma bacia de água, acrescente sal, 1 copo de vinagre e os pedaços ralados, misturando bem. “Isso é para a guariroba não ficar escura”, disse a proprietária da lanchonete.
Corte o palmito em fatias bem finas e vá colocando em uma travessa com água fria, 1 colher de sal e 2 colheres de vinagre. Quando terminar de fatiar escorra toda a água, enxague e prepare do modo que você preferir. Se você quiser congelar é só branquear, colocar em sacos próprios para congelamento e levar ao freezer.
A colheita da guariroba é seletiva, realizada durante o ano todo, sendo feita com o auxílio de enxadão, cortando-se a planta toda desde sua base. A maior parte do palmito dessa espécie é do tipo caulinar (estipe macio), e a porção aproveitável pesa, em média, de 1 a 3 kg.
COLHEITA A colheita da gariroba é seletiva e pode ser realizada durante o ano todo, a partir de um ano e meio do plantio, com o auxílio de um enxadão, cortando-se toda a planta desde a sua base. A maior parte do palmito da gariroba é do tipo caulinar (estipe macio), e a porção aproveitável pesa entre 1 e 3kg.
O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.
O corte deve ser feito 30 a 40 cm abaixo da zona onde se inicia o palmito, ou 30 a 40 cm acima do nível do solo, cuidando para não danificar o palmito. 5) Procurar tombar as plantas sempre nas entrelinhas, evitando jogar sobre outras plantas, cortadores, ou palmitos já cortados.
Para retirá-lo, depois que o açaizeiro foi cortado, as folhas do palmito são desencapadas, deixando apenas três capas para que ele não desidrate. O mesmo ocorre com a palmeira juçara, também cortada para extração do palmito.
Leve uma panela ao fogo médio com água suficiente para cobrir o palmito, esprema o limão e adicione o sal, mas não adicione-os ainda. Espere que a mistura ferva para adicionar o palmito e então, cozinhe-os por cerca de 10 a 15 minutos ou até amolecerem, porém, sem desmanchar.
O ponto de colheita do palmito é estabelecido com a medição do diâmetro do caule à altura de 1,20 do solo. As plantas devem ser colhidas quando apresentarem, no mínimo, 7 centímetros de diâmetro. O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.)
24 meses
Escalonar a colheita com base no diâmetro da planta (a 50cm de altura): entre 10 e 14cm é o indicado. Recomenda-se corte alto (50 a 80cm), para reciclar os nutrientes para os perfilhos na touceira. O corte do palmito pode ser feito durante o ano todo, evitar, porém, o corte na época seca, em função de seu menor peso.
Quando a planta se encontra com três a quatro anos de idade, o palmito é extraído do interior da cabeça da planta, que é a parte verde superior do seu estipe.
O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica. Ele é extraído no interior da extremidade superior do estipe (caule) de algumas espécies de palmeiras.
O palmito é outra parte comestível do coqueiro; é bastante grande, carnudo e saboroso. A sua extração se dá através do albúmen ralado.
Onde o coco é cultivado Os navegantes portugueses trouxeram o coqueiro da Índia para o Brasil. Um broto de coqueiro cresce em uma praia. Os coqueiros crescem melhor perto da praia, alguns centímetros acima do nível do mar, onde houver água subterrânea abundante e muita chuva.
40 anos
Ao encontrar a terra, ela germina, criando um novo coqueiro. Aos poucos, a água vai se transformando na parte carnosa do coco, que começa a aparecer cerca de cinco meses depois do surgimento da semente. Um ano depois, todo o líquido já solidificou.
O coqueiro é uma palmeira que possui estipe solitário, que pode atingir 30 metros de altura, tanto curvado quanto reto. As folhas são pêndulas e rígidas, podendo chegar a 3m de comprimento, com folíolos de coloração verde-amarelada.
A palmeira chega a ter 15m de altura. Seus frutos são de cor alaranjada e a semente ocupa totalmente o fruto. ... Coqueiro – Conhecido e explorado no mundo todo, o coqueiro é outra palmeira em que tudo pode ser aproveitado.
Tipos de Coqueiros para Jardim
coco-da-baía
O coqueiro pode salvar vidas. Com suas folhas e palhas dá abrigo para proteção da chuva e do sol. Elas também podem ser trançadas para fazer redes de dormir para evitar que animais rasteiros perturbem o sono de madrugada.