Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
Com relação à predicação, os verbos podem ser classificados em transitivos diretos, indiretos, diretos e indiretos, intransitivos e de ligação.
Resposta. Mandar é um verbo transitivo direto,pois exige complemento sem preposição para fazer sentido.
A classificação dos verbos é determinada por sua flexões, que podem ocorrer conforme o número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda, terceira), modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, pretérito, futuro), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto (perfectivo, imperfectivo, inceptivo, cursivo ...
O verbo transitivo direto, salvo raras exceções, admite transformação da voz ativa para a voz passiva. Voz ativa: Os alunos não comentaram o acidente. Voz passiva: O acidente não foi comentado pelos alunos. Transitivo indireto: aquele que vem acompanhado de um objeto com preposição obrigatória (objeto indireto).
Infinitivo/ Gerúndio/ Particípio....A seguir, veja exemplos de locuções verbais formadas pelos verbos auxiliares utilizados com frequência em nossa Língua Portuguesa: