Como promover a preservação do patrimônio escolar?
O patrimônio escolar pertence a todos da sociedade e deverá ser preservado para que se mantenha para s próximas gerações. Isso porque hoje vemos que muitas escolas são depredas, destruídas, saqueadas ou mesmo roubadas sem que as pessoas tenham consciência de que o patrimônio da escola pública é de todos.
O ambiente escolar se caracteriza como um espaço onde ocorre um processo sistematizado da aprendizagem. De acordo Bernstein (apud CARPINTERO E ALMEIDA, 2009 p. 51), “a escola é uma agência social onde ocorre um processo de comunicação entre dois principais tipos de agentes: os educadores e os educandos”.
Um ambiente acolhedor é aquele em que todos os membros da comunidade escolar coexistem em harmonia em prol da otimização constante do aprendizado. Isto é, corpo docente, funcionários e gestores convivem e exercem práticas para que todo o clima escolar esteja harmonioso e preparado para os desafios.
Partindo de uma análise voltada às relações de ensino e interações estabelecidas no ambiente escolar, percebe-se que, fora da sala de aula ou mesmo dentro dela, os alunos relacionam-se entre si, interagindo, conversando, dialogando, socializando informações e desenvolvendo-se em conjunto ou junto a seus colegas e ...
Um ambiente arejado e equipado é fundamental para atender às demandas dos estudantes. No entanto, a decoração faz toda diferença. Especialmente se tratando de crianças, uma escola decorada com elementos do cotidiano delas faz com que se sintam mais confortáveis.
01) o processo de interação social é basicamente uma forma de troca de atenção, de recursos e de experiências entre as pessoas envolvidas em uma relação.
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. ... Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
Na Sociologia, a interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais. Trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades.