O filme radiográfico compreende quatro componentes básicos: Uma base plástica, feita de acetato de celulose claro e transparente que atua como um suporte para a emulsão, mas não influi na imagem final. Uma fina camada de adesivo que fixa a emulsão na base.
Ecrans => Os filmes são extremamente sensíveis a luz e o écran intensificador de imagem na radiologia, tem por finalidade sensibilizar os cristais do filme, transformando Raios X que alcançam o écran em luz. ... O que transforma a energia dos raios x em energia luminosa.
Significado de Écran substantivo masculino Superfície plana, normalmente branca, sobre a qual imagens são projetadas.
ÉCRANS COMPOSIÇÃO: Base: de cartolina ou poliéster. Serve como suporte para o material fluorescente; Camada fluorescente: formada por sais metálicos fluorescentes. Tem função de converter a radiação X em energia luminosa; Camada refletora (opcional): de TiO2 ou MgO2, colocada entre a base e a camada fluorescente.
Significado de Ecrã substantivo masculino Quadro sobre o qual imagens são projetadas; tela.
FILMES RADIOGRÁFICOS 1. QUANTO À LOCALIZAÇÃO - São classificados em: intrabucais, extrabucais, e dosimétricos.
Quais as vantagens da radiologia digital e da convencional?
Radiologia digital e convencional: Vantagens, desvantagens e diferenças
Como a radiologia digital funciona? Ao invés de os raios-x serem absorvidos pelo filme radiográfico, como na radiologia convencional, na radiologia digital eles são absorvidos por um sensor digital composto por uma placa de circuitos sensível à radiação.
Na radiologia digital, em vez de filme, é utilizada uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida pelo computador. As imagens produzidas são alta resolução e não é mais necessário o uso de filmes, a imagem á produzida de modo digital.
A radiografia é exame de imagem que utiliza raios X. Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto (a parte do corpo a ser examinada). A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida.
A radiologia digital surgiu por volta da década de 1980, incentivada pelo avanço da informática. Hoje, ela se divide entre CR (radiografia computadorizada ou indireta) e DR (radiografia digital ou direta). Na CR, o filme é substituído por uma placa digital de fósforo sensível à radiação.