Em 1992, Hopf et al. descreveram a paralisia facial central emocional como sendo a perda de força quando os movimentos faciais são evocados espontaneamente, como no sorriso, com ativação voluntária normal.
Caracteriza-se pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ocorre em razão de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha.
A paralisia facial, também conhecida como paralisia facial periférica ou paralisia facial de Bell, é uma alteração neurológica que acontece quando o nervo facial é afetado por alguma razão, levando ao surgimento de sintomas como boca torta, dificuldade para movimentar o rosto, falta de expressão em uma parte da face ou ...
As principais sequelas são paralisia facial residual, espasmo hemifacial, sincinesia facial, mioquimia facial, sudorese gustatória, sudorese durante exercício, lágrimas de crocodilo etc. Recidivas podem ocorrer em 7,1% dos casos de PB.
O exame de eletroneuromiografia pode ajudar a analisar o estado do nervo para casos que demorem a melhorar principalmente naqueles que demoram mais de 3 meses. A maioria das pessoas com paralisia de Bell se recuperam completamente, isso pode demorar um período de três semanas até 9 meses.
Cerca de uma em cada 10 pessoas com paralisia a de Bell pode ter mais um episódio em algum momento no futuro, muitas vezes vários anos depois. Os sintomas geralmente começam a melhorar depois de 2-3 semanas, e geralmente desaparecem dentro de dois meses.
O tratamento medicamentoso da paralisia de Bell deve ser indicado por um neurologista e consiste no uso de corticoides, como prednisona ou prednisolona, e antivirais, como o aciclovir ou vanciclovir, que podem começar a serem usados até 3 dias depois do início dos sintomas./span>
Somente um médico pode avaliar o problema para determinar a causa. O médico otorrinolaringologista é o especialista que tem um treinamento especial para cuidar de problemas relacionados ao nervo facial.
Quais são exercícios para paralisia facial recomendados?
A recomendação com nível de evidência classe A é a utilização de prednisona, para todos pacientes que apresentem-se com instalação dos sintomas de até 72 horas, na dose de 60 mg/dia por 5 dias, seguido da retirada de 10 mg a cada dia, num tempo total de tratamento de 10 dias./span>
Olá, Não existe nenhuma relação comprovada entre o consumo de álcool e a paralisia de Bell, porém não se pode descartar que reações ao consumo prolongado de álcool possam alterar a imunidade do organismo e deixá-lo predisposto a alguma infecção por vírus, que vá causar a paralisia.
“Na paralisia de Bell nota-se somente o acometimento facial, enquanto no AVC pode haver acometimento do terço inferior da face (na grande maioria), além de serem observados outros sintomas associados, como a perda de força, alteração de sensibilidade, dificuldade de fala, etc.", explica a especialista./span>
Sinais e sintomas da paralisia facial
Sinal de Bell ou fenômeno de Bell é um sinal médico que pode indicar paralisia do nervo facial (VII nervo craniano). O observador nota no lado afetado pela paralisia um movimento para cima e para fora do olho, quando o paciente tenta piscar os olhos ou quando tenta-se tocar a córnea.
Os principais sinais do AVC são… perda súbita de força e formigamento no rosto, braço ou perna de um lado do corpo; dificuldade de falar; perda de visão repentina em um os nos dois olhos; dor de cabeça forte e sem causa aparente e vertigem ou dificuldade de caminhar./span>