MÓDULO DE FINURA Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras série normal, dividida por 100. O módulo de finura é uma grandeza adimensional e deverá ser apresentado com aproximação de 0,01.
O módulo de finura é calculado pela soma das percentagens cumulativas mantidas em peneiras padrão (listados abaixo) e dividindo a soma por 100.
Entre com os valores do peso retido nas peneiras da Série Normal e o peso total da amostra. e nos botoes da coluna à direita para obter as porcentagens acumuladas. A porcentagem igual ou imediatamente inferior a 15% definirá o diâmetro máximo do agregado.
A dimensão máxima caraterística (DMC) de um agregado, corresponde à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa ou outro valor a que se venha adotar.
Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).
Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.
Brita é o nome popular ao agregado graúdo utilizado na produção de concretos. Esses agregados são utilizados com a função de reduzir o efeito de retração volumétrica que ocorre com misturas que contenham unicamente água e cimento, bem como baratear o custo de construção dos diferentes elementos cimentícios existentes.
Agregado miúdo: areia fina é empregada principalmente em argamassas de reboco interno, externo e tetos, concreto usinado. Agregado graúdo: pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis é empregada na confecção do concreto.
Os agregados podem ser definidos como os “materiais granulosos e inertes que entram na composição das argamassas e concretos” (PFEIL, 1989). São muito importantes no concreto porque cerca de 70 % da sua composição é constituída pelos agregados, e são os materiais de menor custo dos concretos.
O cimento é um pó muito fino feito de calcário e outros minerais, que absorve a água e atua como um agente de ligação para manter o concreto em bloco. Enquanto o cimento é um material de construção “independente”, o concreto não pode ser feito sem o cimento.
As principais funções dos agregados são funções econômica e técnicas,- econômica redução de custos do concreto ou argamassas, a partir da redução do consumo de cimento, e técnica – redução da retração na secagem. ... - o controle tecnológico dos agregados é de extrema importância na produção de concreto e argamassa..
As pedras são resultados da desagregação de rochas, assim como a areia, e no processo de britagem forma a pedra britada. Todos esses elementos são usados para levantamento de paredes e acabamentos. ... A areia grossa com diâmetro entre 2 a 4 mm - usada para preparar o concreto.
Por exemplo, um traço de 1:2:3 precisa respeitar a seguinte ordem: 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 partes de brita. Por Que é Importante Obedecer à Proporção?
Brita nº 1
No caso de concretos com alta resistência usam-se britas de origem ígneas – basaltos e granitos -, enquanto nos autoadensáveis, especialmente no caso do agregado graúdo mais fino, os calcários são mais vantajosos. Quando tratam-se de grandes obras, as britas 2 e 3 são as mais utilizadas.
A partir de alguns estudos, nota-se que o uso de seixos na produção do concreto, confere uma resistência à compressão inferior a obtida com brita, se baseando na metodologia de dosagem da ABCP.
Brita 0 – usada para fazer tijolos, calçadas, manilhas e outros. Brita 1 – para colocar em pátios, estradas e estacionamentos. Brita 2 – mais indicada para colocar em estradas, pátios e estacionamentos.
Concreto convencional O tipo mais usado de concreto é o mais comum utilizado em obras. Pode ser utilizado diretamente no solo, para fundações, ou ser lançado em fôrmas, para lajes e pisos. A mistura deve ser feita com vibrador, para garantir o adensamento correto da mistura.
Concreto FCK 20 No meio urbano é muito utilizado para concretar um tipo de fundação, a hélice contínua. Também sendo utilizado para concretagens simples, sem fins estruturais.