Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como os principais numa escala de importância, no centro do mundo. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade.
Resposta. O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.
Resposta. " A data que marca o INÍCIO DO HUMANISMO EM PORTUGAL é o ano de 1418,quando D. Duarte nomeia Fernão Lopes como guardador da Torre do tombo,e termina quando Sa de Miranda retorna da Itália,em 1527,empreendendo em Portugal a Campanha em prol da cultura clássica".
1-Qual a cronologia do Humanismo? R: Século XV a XVI: início em 1434 e término em 1527. 2-Em qual período da História se encaixa o Humanismo? R:Período de transição entre a Idade Média e a Era Moderna.
Os principais autores do Quinhentismo são:
Petrarca
Humanismo na Arte Seguindo o objetivo de valorizar a figura humana, os artistas da época passaram a utilizar modelos de verdade, com suas belezas e perfeições, para a realização de suas obras. As esculturas e pinturas apresentavam mais detalhes nas expressões faciais e nas proporções humanas.
Humanismo: A transição do mundo medieval para o mundo moderno influenciou as artes e proporcionou o Renascimento cultural. Na literatura, a prosa historiográfica, o teatro e a poesia palaciana foram consolidados, tendo como principais representantes os escritores Gil Vicente e Fernão Lopes.
Luís de Camões
Classicismo em Portugal O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).