A gestão de estoque pode ser entendida também como o processo que envolve a definição do tipo de estoque a ser utilizado, as metodologias de organização e a realização de inventário. Assim, a gestão de estoque tem como objetivo alcançar o equilíbrio entre compras, armazenamento e entregas.
Os indicadores de estoque te ajudam a manter o controle sobre as mercadorias, para que sempre possa suprir as demandas dos consumidores. Operar com uma gestão do estoque eficiente é indispensável para o bom funcionamento de qualquer negócio de venda, principalmente no e-commerce.
Abaixo, serão apresentados os principais indicadores para o controle e gestão de estoque da empresa.
O Giro de Estoque é um indicador que mede a rapidez que o inventário de uma empresa está sendo vendido. É uma das ferramentas mais utilizadas no gerenciamento de estoque, pois reflete a eficiência geral da cadeia de suprimentos (do fornecedor ao cliente).
A COBERTURA indica o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento. Cobertura BAIXA = risco de falta de mercadorias. O GIRO demonstra a qtde de vezes que um itens foi renovado durante um período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição).
O giro dos estoques é a quantidade vendida, em determinado período, do estoque mantido pela empresa. ... Exemplo 1: o estoque médio de uma torrefadora de café é de 400 sacas, e a empresa vende 3600 sacas ao ano. Portanto, o giro de estoques dessa empresa é 3600 divididos por 400 = 9 giros ao ano.
Para o cálculo da Cobertura de Estoques utilizamos a seguinte fórmula: Considerando um período (dia, semana ou mês), dividimos a quantidade de estoque atual pela quantidade média de vendas. O resultado da fórmula será a cobertura de estoque em dias.
O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. Por exemplo, se o volume médio mensal no estoque de um supermercado é de 3 mil garrafas de água, e são vendidas 12 mil delas por ano, o giro de estoque é 4, o que significa que o estoque foi completamente renovado 4 vezes.
A rotatividade ou giro de estoque é um indicador que releva a velocidade em que o inventário foi renovado em um determinado período ou qual é o tempo médio de permanência de um produto antes da venda. ... Se o resultado for menor do que 1, significa que, ao final do período, sobraram produtos não vendidos no estoque.
Vamos à fórmula:
A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.
2 Preço unitário de determinado item, corresponde à soma dos valores totais das diferentes quantidades existentes no estoque e que tiveram entrada em datas diversas, dividida pela quantidade total. Σ = somatória dcs itens do estoque de 1 a n, sendo n o número total i = 1 de itens.
As variações dos estoques são normalmente reconhecidas como custo. Sob a ótica da contagem física do inventário, se está sobrando ou faltando unidades no sistema é porque em dado momento a movimentação da compra, venda ou devolução não foi realizada corretamente.
Step 1. O estoque final pode ser determinado pela ligação dos valores apropriados à seguinte fórmula: Estoque inicial + compras líquidas - custo dos produtos vendidos (CPV) = estoque final. Essa fórmula pode ser reorganizada para calcular o custo dos produtos vendidos, as compras líquidas ou o estoque inicial.
O valor do estoque final de produtos acabados e não vendidos no levantamento do balanço de uma empresa industrial, é obtido, pelo departamento de custos, por meio da fórmula: ... custo da produção acabada no período (+) estoque inicial de produtos acabados (−) custo dos produtos vendidos.
Custo da Produção Acabada é a soma dos custos contidos na produção acabada no período. Custo dos Produtos Vendidos é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que só agora estão sendo vendidos”. ... Questão 3: “Custo de Produção do Período é a soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.
O saldo em estoque é um indicador que deve ser atualizado em toda venda, apontando valores reais de cada mercadoria em suas lojas. Faça o uso de um software de gestão que permita essa contagem em tempo real: assim, é possível que você faça a reposição no momento correto.
Resposta. Resposta: Quanto menor o estoque final, maior o CPV, menor o lucro do período.
Toda empresa tem o objetivo de oferecer produtos ou serviços e o intuito é gerar lucro. Por isso, o cálculo do Custo das Mercadorias Vendidas é importante para saber a situação atual da empresa. ... Assim, quanto maior for o lucro, maior será o estoque e o inverso também é verdade.
A subavaliação do estoque final tem por efeito acarretar o diferimento da tributação do lucro, uma vez que o valor subavaliado no exercício anterior passa a ser considerado estoque inicial do exercício seguinte.
O CÁLCULO É SIMPLES Ou seja, custo dos Produtos Vendidos = estoque inicial + aquisições – estoque final. Logo após, adicione o total das aquisições realizadas durante o período. Isso vai resultar no custo total do estoque.