1 Anat Saliência articular de um osso, arredondada de um lado e achatada do outro. 2 Zool Apófise que possibilita a articulação da mandíbula com a cabeça, nos insetos.
A luxação da articulação temporomandibular (ATM) ocorre quando o côndilo mandibular move-se para fora da cavidade glenoide e permanece travado anteriormente à eminência articular, sendo considerada recidivante no caso de sua ocorrência ser repetitiva.
A profissional explica que o primeiro passo para tratar de uma mandíbula deslocada é através das terapias conservadoras. Dentre elas estão os exercícios musculares, injeções esclerosantes na articulação e o bloqueio maxilo-mandibular.
Componentes da articulação temporomandibular
A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.
A articulação temporomandibular (ATM) é a principal conexão entre o crânio e a mandíbula. Ela envolve a área participante da parte escamosa do osso temporal, o disco articular no interior da cápsula articular, a cabeça da mandíbula e os ligamentos adjacentes.
Em geral, a ATM, referida como a articulação mais complexa do organismo humano, apresenta como componentes ósseos a fossa articular, que faz parte da porção escamosa do osso temporal, e o côndilo da mandíbula, localizado no topo do pescoço condilar(1,10).
A ATM, classificada como a articulação mais complexa do organismo humano, pode ser acometida pelas mesmas doenças e disfunções que afetam outras articulações do sistema músculo-esquelético, como os deslocamentos de disco, doenças articulares degenerativas (osteoartrite), artrites inflamatórias e sinovites (Maciel & ...
A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.
Ele é formado por uma estrutura fibrocartilaginosa e é bicôncava. Seu objetivo é proteger e possibilitar o contato das superfícies ósseas da articulação durante a movimentação da mandíbula. Ainda tem a função de amortecer os choques e regular os movimentos.
A ATM se movimenta em três direções; mo- vimento para cima e para baixo, resultando na abertura e fechamento da boca; realiza movimento de protrusão e retrusão e de lateralidade; durante estes movimentos ocorre a rotação e translação mandibular.
Exerce a função de prolongar a fossa mandibular nos movimentos anteriores do côndilo da mandíbula, estabelecendo concordância entre as superfícies articulares e funciona também como amortecedor de forças (BURIGO, 2004). ...
Recaptura do Disco Articular: paciente com significativa assimetria das cabeças mandibulares e deslocamento redutível unilateral. Caso clínico | Clinica My. Fatores etiológicos diferentes como trauma, doenças sistêmicas e locais, doenças autoimunes e oclusão podem criar condições para o deslocamento do disco articular.
A luxação da Articulação Temporomandibular (ATM) ocorre quando o côndilo mandibular excursiona externamente à cavidade glenoide, permanecendo em uma condição de travamento anterior à eminência articular.
Exercícios para Fortalecer o Joelho