Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente. É o caso do hidróxido de cálcio [Ca(OH)2] (soluto) em água; Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente. A areia (soluto), por exemplo, é insolúvel na água.
A água, conhecida como solvente universal, é uma substância formada por ligações covalentes polares na molécula. Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc.
Cite 4 substancias soluveis na agua e 4 insoluveis
São misturas homogêneas, que representam uma única apresentação sendo sólida, líquida ou gasosa. As soluções possuem partículas menores que 1 nm (nanômetro) e são formadas por solutos e solventes.
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias, elas podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: podem ser sólidas, líquidas, ou gasosas. ... Exemplo: o ar que respiramos é uma solução gasosa formada basicamente pelos gases nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2). Não pare agora...
No estado gasoso distinguem-se o estado de vapor e o estado de gás. Uma substância está no estado de vapor se se liquefaz por aumento de pressão, sem variação de temperatura. Quando, nas condições indicadas, não se liquefaz, é um gás.
No estado gasoso, a água também não tem forma própria. ... A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação. A água evaporada na atmosfera, por exemplo, se condensa e se transforma em pequenas gotas, formando as nuvens.
O vapor, quando colocado sob alta pressão ou diminuindo a temperatura, volta ao estado líquido. Os gases, por sua vez, são substâncias que, em condições normais, já estão no estado gasoso e, para se liquefazer, é necessário ter aumento de pressão e temperatura simultaneamente.
Temperatura, pressão e volume!
A composição do ar (em condições normais de temperatura e pressão) envolve principalmente nitrogênio e oxigênio. ... Mas se a pressão for apenas 1 atm, tanto o nitrogênio quanto o oxigênio, estarão no estado gasoso, se apresentando como VAPOR (o estado de vapor é o estado gasoso abaixo da temperatura crítica).
Os cientistas classificam o vidro como um sólido amorfo, sem forma – algo como um sólido quase líquido, um meio-termo entre esses dois estados físicos. É a mesma categoria do plástico, por exemplo.
Esse método consiste no resfriamento ou aplicação de uma pressão elevada sob os gases até que eles se liquefaçam. O processo acontece da seguinte forma: a mistura é submetida a um resfriamento em torno de -200º C até que os gases se tornem líquidos. Em seguida, eles são submetidos ao método de destilação fracionada.
O creme dental parece ser um intermediário entre os estados sólido e líquido, enquanto a espuma parece ser um intermediário entre os estados líquido e gasoso. Os exemplos citados são coloides, ou dispersões coloidais, que são um tipo particular de solução, na qual o soluto é um disperso e o solvente é um dispersante.