Para chegar a um determinado lugar pela primeira vez é preciso ter referências ou o endereço, isso no campo ou na cidade, no entanto, nem sempre temos em nossas mãos instrumentos ou informações para a orientação.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
O Sol “nasce” a este, “põe-se” a oeste e, a meio do dia, encontra-se na posição mais alta que, no hemisfério norte, indica o sul. Quando nos queremos orientar à noite, podemos observar as estrelas. Uma vez que o céu do hemisfério norte é diferente do céu no hemisfério sul, a forma de orientação é também diferente.
Na verdade, na hora de procurar um imóvel à venda, o ideal é analisar se ele está localizado ao leste ou ao oeste dos pontos cardeais. Mesmo quando o sol não nasce exatamente no ponto cardeal ao leste, o sol da manhã se mantém próximo a esta direção. Da mesma forma o sol poente com relação ao ponto cardial oeste.
Eles se localizam entre os pontos colaterais e os cardeais, e são em número de oito: