A sutura sagital une os dois ossos parietais do crânio. SUTURAS CRANIANAS – são articulações fibrosas, constituídas por várias camadas de tecido conjuntivo denso, que se encontram entre os ossos do crânio, estabelecendo ligações entre esses ossos.
As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula. - Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso.
13. Ponto de interseção do sulco frontal superior e da sutura coronária ou ponto para punção do corno frontal (Fig 1, 4) - O bregma é o ponto de união das suturas coronal e sagital; pode ser, geralmente, identificado pela palpação e encontra-se, aproximadamente, a 13 cm do násio.
Astério. Localizado na parte inferolateral do crânio, esse ponto representa o encontro da sutura lambdóidea com as suturas parietomastóidea e occipitomastóidea. Tem forma de estrela, razão pela qual possui este nome (G.
O bregma (do grego βρέγμα parte superior da cabeça "frente") é um ponto anatômico do crânio situado em onde a sutura coronal intercepta perpendicularmente a sutura sagital. É o ponto de encontro do osso frontal e dos ossos parietais.
Significado de Bregma substantivo masculino Ponto de encontro das suturas dos ossos frontal e parietais, que corresponde, nos recém-nascidos, à fontanela anterior; moleira.
O bregma e o lambda são conhecidos pontos antropométricos do crânio, isto é, relativo às dimensões da caixa craniana. ... Já o lambda é o ponto de encontro da sutura lambdoide com a sutura sagital, englobando os ossos occipital e parietais.
Introdução: O astério é um marco anatômico craniano formado a partir do fechamento do fontículo póstero-lateral durante o segundo ano de vida.
Pontos craniométricos são pontos anatômicos utilizados como referência para craniometria. Classificam-se em pontos pares e ímpares. Os ímpares situam-se no plano sagital.