Mas antes de definir lexema vamos apresentar alguns exemplos: As palavras menino, menina, meninos e meninas fazem parte de um mesmo lexema. As palavras cantar, cantei, cantamos, cantarias e cante compõem um lexema verbal. As palavras lindo, linda, lindos, lindas, lindinha e lindíssima integram o mesmo lexema adjetivo.
O lexema é a unidade de base do léxico, numa oposição léxico/vocabulário, em que o léxico se põe em relação com a língua e o vocabulário com a palavra (fala). Gramema, na terminologia de B. Pottier, é um morfema gramatical, por oposição aos morfemas lexicais ou lexemas.
Em lexicologia estrutural, lexema é a "unidade mínima distintiva do sistema semântico de uma língua que reúne todas as flexões de uma mesma palavra. "Em termos simplificados, é a parte de uma palavra que constitui uma unidade mínima dotada de significado lexical.
Morfemas são as menores unidades de significação que formam as palavras e são classificados em desinência, raiz, radical, afixo, tema e vogal temática. ... O morfema é considerado a menor partícula de significação das palavras e pode ser classificado em seis tipos: Desinência, Raiz, Radical, Afixo, Tema e Vogal Temática.
Em morfologia, um morfema (gramatical) é um monema dependente, isto é, o fragmento mínimo capaz de expressar significado ou a menor unidade significativa que se pode identificar. É um constituinte morfológico. As palavras, ao contrário do que pode parecer, não correspondem às menores unidades gramaticais da língua.
Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.
Uma palavra é formada por unidades mínimas que possuem significado. A essas chamamos de elementos mórficos ou morfemas. ... Os morfemas que constituem as palavras são os seguintes: radical, desinência, vogal temática, afixos, vogais e consoantes de ligação.
Radical é um morfema básico (que mostra o sentido básico da palavra), indivisível (porém existem palavras cujo radical se altera, como na conjugação de verbos anômalos) e comum a uma série de palavras. Também pode ser classificado como um morfema lexical. ... O radical retém o significado básico da palavra, é o núcleo.
Morfema flexional , Ling : morfema empregado na flexão dos substantivos, adjetivos e verbos, não alterando a classe da palavra, como, por exemplo, o sufixo - mos , nos verbos estudamos e visitamos , que indicam apenas a primeira pessoa do plural.
c) flexionais: as raízes se combinam a elementos gramaticais, que indicam a função de palavras e não podem ser segmentados na base de “um som e um significado” ou um afixo para cada significado gramatical, como nas línguas aglutinantes.
A morfologia é organizada em dez classes gramaticas que é subdividida em variáveis; substantivos, artigo, verbos, adjetivos, pronomes e numerais; ou invariáveis; advérbios, preposições, interjeições e conjunções.
Aspectos morfológicos... o termo “morfológicos” remete à Morfologia. Consequentemente, a uma parte da gramática que se ocupa dos estudos relacionados à formação (estrutura), classificação e flexão das palavras.
A morfologia vegetal, uma das bases principais da botânica, tem por objetivo de olhar as formas e estruturas das plantas. Utilizada, dentre outras coisas, no auxílio à classificação de plantas e na fisiologia vegetal.
Quando há presença de infecção no organismo, nota-se o aumento dos leucócitos. Quando há sinais de alergia, verifica-se o aumento dos eosinófilos. Mas é importante que a interpretação do exame seja realizada por um médico, pois somente ele poderá levar em consideração os sintomas que o indivíduo apresenta.