Até hoje, não foi descoberta a causa da esquizofrenia, mas a combinação de alguns fatores genéticos, cerebrais e do ambiente podem desencadear a doença. Fatores hereditários - parentes de primeiro grau de um esquizofrênico têm mais chances de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.
Sintomas da esquizofrenia
“O relato dos sonhos dos esquizofrênicos é extremamente lacônico, enquanto o do bipolar é mais desconexo e do grupo controle é cronológico e mais coeso. Isso pode ser uma forma de mapear a mente desses pacientes com palavras”, disse Ribeiro.
Eles são apenas a evocação de um problema, são como uma tela abstrata de Kandinski que tenta nos dizer algo, dar forma ao que nos machuca, o que nos irrita, o que nos assusta, o que nos aflige. Os sonhos das pessoas com depressão são um mecanismo de defesa do próprio cérebro tentando regular a emoção que perturba./span>
Esquizofrenia paranoide tem cura? Não há cura para a esquizofrenia, mas há tratamento. O psiquiatra indicará os medicamentos mais apropriados, sendo os antipsicóticos a base da prescrição. É um tratamento contínuo, que não pode ser interrompido./span>
A história natural da esquizofrenia pode ser dividida em quatro fases: pré-mórbida, prodrômica, progressão e estabilização.
Uma pessoa com esquizofrenia pode perceber por si só que tem a doença e se tratar sozinho? A esquizofrenia é um transtorno complexo, que denota um sofrimento psíquico grave e é caracterizada , principalmente, pela perda do contato com a realidade abrangendo também alucinações e delírios.