A economia é distribuída em diferentes setores, sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário. O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.
setor terciário
Podemos afirmar que o setor de atividade, primário, secundário ou terciário, que ocupa a maior parte da mão de obra no Brasil é a área da economia que engloba as mais variadas atividades do comércio e também atividades relacionadas a prestação de serviços.
Atualmente, ele responde por mais de 70% dos empregos no país. Entre os três setores da economia, o que vem mais crescendo no Brasil desde as últimas décadas do século XX é o setor terciário, composto pela atividade comercial e também pela prestação de serviços.
A indústria foi o setor que mais criou empregos formais em 2020, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia. Foram 207.
O ranking das empresas que mais contratam no Brasil atualmente é um guia para entender quais são os maiores empregadores no país. Segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), as empresas com o maior número de contratações CLT são das áreas de teleatendimento, alimentos e saúde.
O mercado de trabalho atual exige características comportamentais para que os profissionais se adaptem à nova realidade: conhecimento do negócio, flexibilidade, saber trabalhar em equipe. Também é necessário ter uma visão geral de tudo que o cerca. Além disso, é fundamental estar inteirado da tecnologia.
Para manter sua empregabilidade o trabalhador precisa ter competências técnicas, capacidade de decisão, comunicação oral e escrita e saber trabalhar em equipe. Estes serão denominados “trabalhadores do conhecimento” por serem capazes de usar o seu conhecimento para melhorar a produtividade e gerar inovações.
Resposta. As habilidades do profissional, um currículo vasto, a capacidade de falar outro idioma, o inglês tem sido principal exigência, e outros idiomas seria um diferencial.
Conheça as 10 profissões em alta para 2020