- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise.
Anfiartrose: São articulações semi-móveis, flexíveis e cartilaginosas. Elas possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos que evitam o desgaste excessivo dos ossos, auxiliando, dessa maneira, no deslizamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo.
Anfiartroses: são as articulações cartilaginosas, semimóveis. Elas recebem esse nome exatamente por conter cartilagens entre os ossos e possibilitar movimentos que evitam o desgaste dos ossos. Exemplos dessas articulações são as localizadas nas vértebras e ossos do quadril.
Significado de Diartrose substantivo feminino Ortopedia. Articulação movível por meio da qual os ossos se movem em todos os sentidos.
Trocoide, em geometria, é o plano da curva descrito por um ponto ligado a um Círculo gerador, que rola sobre uma guia linear de forma tangencial, sem escorregar. A palavra vem da raiz grega trokos (roda) e foi um termo inventado por Gilles Personne de Roberval.
Articulação elipsóide: também chamada de condilar, uma superfície oval ajusta-se em uma depressão de outro osso. Os movimentos realizados são flexão, extensão, adução, abdução e circundução.
De acordo com a Terminologia Anatômica, os tipos morfológicos de articulações sinoviais são: A) PLANA: na qual as superfícies articulares são planas ou ligeiramente curvas, permitindo deslizamento de uma superfície sobre a outra em qualquer direção.
- Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo: Articulação encontrada entre o úmero e a ulna. - Biaxial – Permite dois eixos de rotação.
Baseado em sua localização, as articulações podem: se mover para trás e para frente ao longo de um único eixo (uniaxial) se mover ao longo de dois eixos distintos (biaxial) se mover ao longo de todos os três eixos (poliaxial ou multiaxial)
Significado de Biaxial adjetivo masculino e feminino Que tem dois eixos.
Significado de Articular verbo transitivo direto e pronominal Unir pelas juntas; juntar pelas articulações. Produzir os sons da fala: articular uma palavra. ... adjetivo Relacionado com as articulações: movimento articular. Etimologia (origem da palavra articular).
Processos Articulares: São em número de quatro, dois superiores e dois inferiores. São saliências que se destinam à articulação das vértebras entre si.
exprimir o pensamento: Ele articula bem as ideias. ... 2. pronunciar: Ela articula bem as palavras.
Um texto é bem articulado, quando possui coerência textual e coesão. A coerência textual refere-se à organização lógica das ideias e sentido e a coesão refere-se à vinculação entre as parte dos texto. Um texto precisa ter macroestrutura bem organizada com introdução, meio e fim.
O encadeamento das ideias pode ser feito com o apoio de conjunções, advérbios, locuções adverbiais, preposições. Você precisa ter um repertório diversificado desses recursos, para não ficar sempre dependente das expressões "por um lado" e "por outro lado" para apresentar seus ponto de vista.
Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como ...
Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).
Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço. Algumas lesões nos ligamentos do joelho são muito ocmuns na prática de esportes, como a do ligamento cruzado anterior.
Ligamentos são cordões fibrosos resistentes compostos por tecido conjuntivo que contém fibras elásticas e de colágeno. As fibras elásticas permitem que os ligamentos se alonguem até certo ponto. Os ligamentos ficam ao redor das articulações e as mantêm juntas.
Formadas por meio de um tecido fibroso, principalmente colágeno, eles são fixados aos ossos. Sua principal função é promover estabilidade e firmeza às articulações. Não à toa sua localização é sempre próxima a elas. Os ligamentos, junto aos tendões e músculos, compõem o sistema muscular esquelético.
Temos como principais ligamentos anatômicos da coluna: Ligamento Flavo, Ligamento Longitudinal Posterior e Ligamentos Inter e Supraespinhal.
A principal função do ligamento iliofemoral é limitar a abdução do quadril. O ligamento pubofemoral insere-se proximalmente no ramo púbico superior e distalmente na porção inferior do colo do fêmur, tendo uma função biomecânica semelhante.
A articulação do quadril (anca) é reforçada por uma cápsula e ligamentos fortes; o ligamento anular do quadril (anca) e os ligamentos acetabular transverso, iliofemoral, pubofemoral e isquiofemoral.
As estruturas ósseas que compõem o quadril são formadas pelos ilíacos, sacro e fêmur, formando assim as seguintes articulações: sínfise púbica, articulação sacro-ilíaca e articulação femoroacetabular.