crossorigin="anonymous">
Talassocracia é uma palavra de origem grega que significa domínio sobre os mares. Assim, o poder de um Estado talassocrático está associado ao domínio militar que exerce sobre os mares.
Eshmun
Os fenícios foram um povo que formou uma civilização na região da Palestina, precisamente nas regiões onde hoje ficam o Líbano e parte da Síria e de Israel. ... Os fenícios também são conhecidos como “sidônios”, termo que tem como base a cidade de Sidon.
Viviam no Norte da Palestina, entre o Mar Mediterrâneo e o território que hoje corresponde ao Líbano, Síria e Israel. Os fenícios são conhecidos como o povo do mar. Isso porque eles foram grandes mercadores marítimos e contribuíram para o desenvolvimento da Astronomia.
História Geral. Os fenícios localizavam-se na porção norte da Palestina, onde hoje se encontra o Líbano. Os povos originários dessa civilização são os semitas que, saindo do litoral norte do Mar Vermelho, fixaram-se na Palestina realizando o cultivo de cereais, videiras e oliveiras.
Kart-Hadasht
Colónias fenícias A mais famosa e próspera colónia fenícia foi Kart-Hadasht, uma colónia fundada a partir de Tiro. Seria mais tarde conhecida como Cartago.
A palavra “Fenícia” tem origem no idioma grego e corresponde ao termo “phoinikes”, que era utilizado pelos gregos para fazer menção à tinta púrpura produzida pelos antigos fenícios. Os fenícios também ficaram conhecidos como sidônios, em referência à cidade fenícia de Sidon.
Colônias na Macedônia e Trácia Outras colônias importantes em Calcídica foram Acanthus, uma colônia fundada por colonos de Andros e Potideia, uma colônia de Corinto. Numerosas outras colônias foram fundadas na região da Trácia pelos jônios da costa da Ásia Menor. Colônias importantes eram Maroneia e Abdera.
A região das “colônias do Norte” era formada pelas colônias de Massachusetts, New Hampshire, Connecticut e Rhode Island e foram fundadas al longo do ano de 1620. Também chamada de “colônia de Massachusetts” ou “Nova Inglaterra”. Essa área foi fundada em um sistema de “autogoverno”.
As principais colônias são Bizâncio, Tarento, Síbaris, Crotona, Nápoles, Cuma, Siracusa, Agrigento, Nice, Marselha e Málaga.
Resposta. Resposta: África: Angola- colônia de Portugal; Ásia: Índia- colônia Inglesa; Oceania: Austrália- colônia Inglesa.
Resposta. Resposta: As colônias gregas possuíam uma relação de subordinação as cidades estados gregas. Isso porque as cidades estados eram uma espécie de centro político em que convergiam o poder político e econômico, algo parecido com as capitais ou ainda com países independentes.
Resposta: Em razão do relevo montanhoso,que dificultava a agricultura,e do aumento da população,muitos estrangeiros que moravam na Grécia e muitos camponeses se estabeleceram em outras terras. Essa prática favoreceu o surgimento das colônias gregas.
Os gregos fundaram colônias para aumentar as quantidades de terras disponíveis para a agricultura, considerando que a Grécia era formada em 80% de seu território por montanhas.
Uma colônia grega era uma nova pólis que os gregos fundavam em uma nova localidade, de modo a evitar a superpopulação da cidade e expandir o domínio grego sobre os recursos naturais.
Resposta: Porque a expansão colonial das cidades-Estado gregas se deu através dos mares. Por essa razão, eles aportavam em diversas regiões onde podiam chegar pelos mares e acabavam por fundar comunidades ou entrepostos comerciais. Os contatos com essas colônias também se davam pelos mares.
Inicialmente, a formação das novas colônias aconteceu de forma não planejada, sendo as ocupações feitas de forma espontânea. Contudo, essas iniciativas viriam a sofrer a intervenção das polis gregas, que regulariam a colonização de acordo com as necessidades do governo.
Inicialmente, a formação das novas colônias aconteceu de forma não planejada, sendo as ocupações feitas de forma espontânea. Contudo, essas iniciativas viriam a sofrer a intervenção das polis gregas, que regulariam a colonização de acordo com as necessidades do governo.
sobre as ruínas de um templo construído no período arcaico, estão debruçadas sobre o mar a uma altura de quase 60 metros. As costas do mar Negro foram colonizadas essencialmente pela pólis de Mileto. As colônias mais importantes desta região foram Sinope (c. 700 a.C.) e Cízico (c.
Estudos apontam que nesse período existiam mais de cem cidades-estados na Grécia Antiga. Começa a despontar a democracia, principalmente na cidade de Atenas, e também a surgir uma sistematização das legislações. Surge o conceito de sociedade privada na sociedade grega, a qual era comandada pelos proprietários de terra.
No início do Período Arcaico, as pólis eram governadas por monarquias¹. Mas o desenvolvimento econômico e social das elites aristocráticas levou a uma série de descontentamentos e lutas que resultaram na formação da oligarquia (em grego, governo de poucos).
O mediterrâneo era sua grande sala de encontro com todos aqueles diferentes povos, cuja diferente forma de viver possibilitou trocas alem do material o que possibilitou aos gregos inclusive desenvolver seu modo de pensar o modo, a filosofia.