Um gradiente de concentração ocorre quando a concentração de partículas é maior em uma área que na outra. No transporte passivo, partículas irão difundir na direção do menor gradiente de concentração, das áreas de maior concentração para áreas de menor concentração, até que elas tenham a mesma concentração.
Logo, na hemodiálise, a osmose reversa atua na filtração do sangue, a tendência seria ocorrer a passagem do sangue menos concentrado para o mais concentrado, mas é o inverso que ocorre, para depois ser reintroduzido no organismo do paciente, já filtrado. O nome da máquina que faz isso é "dialisador".
Na osmose reversa, o solvente passa do meio mais concentrado para o menos concentrado. Veja que, na osmose, a passagem do solvente está no sentido da solução mais concentrada e que, na osmose reversa, a passagem está no sentido contrário, devido à pressão aplicada.
A ultrafiltração é um processo de separação por membranas em que a força directriz é a diferença de pressão através da membrana e os poros da membrana conseguem reter macromoleculas.
Na diafiltração, um solvente é adicionado no tanque de alimentação, ou diretamente no módulo de membrana, podendo ser operada de forma contínua ou em batelada. Nesse caso, o objetivo pode ser purificar o concentrado ou aumentar a recuperação de um componente que sai na corrente de permeado.
Quando em hemodiálise, caso a pressão externa da fibra oca seja inferior à interna, a água do corpo é removida do sangue que flui pela fibra oca. Este processo é chamado ultrafiltração, e remove do organismo a água excedente.
Conceito hipotônico A palavra hipotônico indica pouco, algo que possui pequena quantidade. Assim, um meio hipotônico é quando a concentração do soluto é menor que a concentração do solvente.
Olá! O transporte ativo é aquele em que é necessário o gasto energético para o transporte de uma molécula ou partícula para o interior da célula. ... Quando o gradiente está a favor, existe a entrada das substâncias na célula de forma passiva. Um exemplo de transporte ativo é a bomba de sódio e potássio.
Semelhança: precisa de uma determinada substância entre para que outras substâncias também seja transportada. b) Ativo e passivo: Diferença: Ativo: aquele que há gasto de energia durante o processo. Passivo: não há gasto de energia. Semelhança: Possuem proteínas carreadoras (no passivo é na difusão facilitada).
O transporte passivo é a troca de substâncias da célula com o meio, que ocorre sem gasto de energia. Os tipos de transporte passivo são: difusão simples, osmose e difusão facilitada. ... Outro tipo de transporte passivo é a osmose.