O tecido adiposo marrom é especializado na produção de calor (termogênese) e, portanto, participa ativamente na regulação da temperatura corporal. Atua essencialmente na produção de calor em recém nascidos, no desenvolvimento do estado febril e na hibernação dos mamíferos.
Perda de calor por evaporação: neonatos estão úmidos pelo líquido amniótico. Perda de calor por condução: neonatos são colocados em contato com uma superfície ou objeto frio. Perda de calor por convecção: fluxo de ar ambiente mais frio afasta o calor do neonato.
Estudos mostram que a perda de calor é maior quando o prematuro encontra-se sob calor radiante do que em incubadora, mesmo quando há proteção contra perda de calor [HAHN, 2001]. O uso de uma cobertura de plástico de polietileno sobre o bebê, reduz o consumo de oxigênio e a perda de água.
Outras medidas importantes para a manutenção da temperatura corporal consistem em manter a temperatura ambiente na sala de reanimação em torno de 25ºC, utilizar fonte de calor radiante, monitorar a temperatura do RN a cada 30 minutos, e transportar em incubadora aquecida4,5,6.
Qual é a temperatura normal de um bebê? O bebê que ainda toma leite materno possui uma temperatura corpórea maior do que a de um adulto. Em uma criancinha, o intervalo considerado normal geralmente está entre 36,5ºC, pela manhã e 37,2ºC, pela tarde.
No caso de recém-nascidos, segundo a Organização Mundial de Saúde, a temperatura normal é entre 36,5 a 37°C.
O recomendado é que a temperatura varie entre 22 e 27 graus, o suficiente para oferecer conforto térmico.
Como saber se o bebê está com frio ou calor
Para medir a febre no bebê deve-se colocar a ponta metálica do termômetro de vidro debaixo do braço do bebê, deixando ali por pelo menos 3 minutos, e depois verificar a temperatura no próprio termômetro. Outra possibilidade é usar um termômetro digital, que mostra a temperatura em menos de 1 minuto.
Não! A não ser por uma contra-indicação pediátrica, a instalação do ar-condicionado no quarto do seu bebê não tem nenhum problema. Ele, inclusive, é uma alternativa mais saudável ao ventilador, que pode fazer a poeira circular pelo ar, além de não refrescar o ambiente de forma uniforme.
Por isso, separamos dicas para os pais que usam ar condicionado no quarto dos pequenos ficarem de olho:
Use roupas fechadas Quando o ar condicionado estives ligado, utilize roupinhas leves, mas que sejam fechadas. Tip-top de algodão com mangas longas e até calças fininhas são importantes para mantê-los protegidos da temperatura que para nós é confortável em ambientes refrigerados, mas para eles pode ser perigosa.
Se o frio do ar condicionado faz a criança espirrar muito, opte pelo ventilador. Com todas as precauções, ambos os aparelhos podem ser usados até para bebês.