A Geografia Geral abarca os temas relacionados com a interação entre a sociedade e a natureza e a transformação do espaço por meio do trabalho humano. A Geografia enquanto ciência é uma ferramenta para a análise e produção do espaço geográfico.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
Geografia é a ciência cujo objeto de estudo é o espaço geográfico, onde são estabelecidas as relações humanas. Logo, a Geografia estuda a relação entre a sociedade e o meio. ... Em suma, a Geografia analisa a dinamicidade das relações entre a sociedade e a natureza, capazes de transformar o espaço geográfico.
Basicamente o aluno de Geografia estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. Porém, seus estudos não se limitam à geografia física (clima, relevo e vegetação), eles se estendem também à análise da relação entre as populações e o ambiente em que vivem.
A Geologia estuda a Terra quanto à sua origem, composição, estrutura e evolução, por meio do entendimento dos processos internos e externos responsáveis por suas transformações.
O que a Geologia estuda? Essa área da ciência se dedica ao estudo da origem, da composição e da modificação que a crosta terrestre sofreu com o passar do tempo. A Geologia procura explicar os comportamentos das forças da natureza sobre o planeta, tais como os fenômenos conhecidos como erosão e desertificação.
Quais as áreas de atuação de um geólogo?
Já as metamórficas são formadas a partir de rochas que sofrem calor e pressão sem derreter novamente. As sedimentares surgem a partir de resíduos de rocha ou matéria orgânica dissolvidos em água. É em meio a toda essa ciranda de magma, sedimentos e rochas que as pedras preciosas surgem.
A gemologia é um campo da mineralogia que, por sua vez, é um campo da geociência. Ela é, portanto, um tipo de ciência com um estudo bastante focado em um único assunto. A especialidade de um gemólogo é estudar, compreender e identificar as gemas, também popularmente conhecidas pelo termo “pedras preciosas”.
Coloque seu cristal sob a luz do sol ou da lua cheia por pelo menos 4 horas. Enterre seu cristal na Terra e permita que ele seja recarregado com sua energia. Se for um cristal menor, você pode colocá-lo em cima de uma druza de ametista ou quartzo transparente ou ainda usar a selenita (gipsita) para limpar.
Com o objetivo de formar profissionais empreendedores e inovadores, capazes de agregar valor econômico à cadeia produtiva de gemas, joias e afins, foi criado, em 2009, o curso de Gemologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
As gemas de origem natural são resultados da combinação aleatória e sem interferência humana de elementos químicos, enquanto que as sintéticas são feitas pelo homem em laboratórios, a partir de materiais encontrados na natureza.