Esse curso de complementação é a maneira que portadores de diplomas de bacharel e de tecnólogo têm para atuar em espaços escolares e não escolares enquanto educadores. Afinal, entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo, apenas a segunda modalidade de nível superior garante a atuação do profissional na sala de aula.
Já o curso de Segunda Licenciatura é voltado aos profissionais que já são da área de Educação e desejam ter uma nova habilitação para atuar em uma nova ou paralelamente em outra área. Por exemplo: Licenciado em Pedagogia que deseja ter uma nova habilitação e para atuar juntamente em uma nova área, por exemplo: Letras.
Entenda a diferença entre pedagogia e complementação pedagógica. A complementação pedagógica, conhecida também como “licenciatura de curta duração”, diferentemente da licenciatura padrão, é uma oportunidade para quem já tem o diploma de bacharelado ou de tecnólogo poder atuar como professor.
Não. É realizado uma análise do curso de formação e disponibilizado uma tabela com áreas afins, portanto, quem for bacharel em qualquer área (Administração, Ciências Contábeis, Química, Ciências Biológicas e demais áreas) agora pode se tornar um professor.
As vantagens da complementação pedagógica EAD, além de toda a versatilidade para estudar, é a curta duração desse curso. É uma formação que leva 1 ano ou 1 ano e meio, possibilitando valorizar seu currículo ao ampliar suas áreas de atuação no mercado.
Voltado exclusivamente para esse tipo de profissional, a complementação pedagógica foi criada para formar professores....Quais áreas oferecem o curso de complementação pedagógica
A complementação pedagógica ou R2 foi lançada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), na Resolução n° 2, de 26 de junho de 1997. O curso surgiu como uma estratégia para suprir a falta de professores do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional por todo o país.
A maioria das faculdades é do tipo bacharelado – o aluno recebe o diploma de bacharel em Serviço Social e pode trabalhar como assistente social. ... O aluno recebe o diploma de licenciado em Serviço Social e pode dar aulas de disciplinas relacionadas a esta área.
Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. ... Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).
Graduação em teologia inclui formação católica, espírita e até umbandista. Não precisa seguir a religião para fazer o curso, que dura quatro anos. Bacharel em teologia pode dar aula ou trabalhar na área pastoral.
A graduação em Serviço Social é responsável por preparar o profissional para atuar na sociedade com o intuito de intervir nas dificuldades de indivíduos e comunidades, por meio de propostas e ações que promovam o exercício pleno da cidadania.
Grande parte dos cursos de Serviço Social são do tipo bacharelado. ... O curso de licenciatura visa formar professores. Além das disciplinas vistas no bacharelado, conta ainda com matérias relacionadas à educação, como Didática, Psicologia da Educação e Estruturas Educacionais.
R$ 2.
O curso de Serviço Social dura 4 anos. Durante a faculdade, os alunos têm aulas dentro da sala, de boas, mas também faz trabalhos de campo nas comunidades que precisam dos serviços de assistentes sociais.
Abaixo, descrevemos um pouco mais das matérias que geralmente estão na grade curricular de um curso de Serviço Social.
A profissão de Serviço Social é regulamentada e, para exercê-la, necessário cursar a graduação em Serviço Social em faculdade reconhecida pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social.
Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos – como secretarias de saúde, postos de saúde e hospitais – e ONGs. As oportunidades para o profissional de serviço social têm aumentado cada vez mais nas capitais.
O mercado de trabalho para o assistente social O mercado para esta profissão é diversificado. O profissional tem sido solicitado principalmente em orgãos públicos, mas também está presente em escolas, empresas, ONGs, hospitais, varas da infância e da juventude, abrigos, associações e consultorias.
Em relação aos setores de trabalho, os que oferecem os melhores salários aos profissionais de Serviço Social são: Saúde: média de R$ 2.
A organização pode ter o profissional do Serviço Social como aliado para a promoção da saúde de seus colaboradores. O profissional desenvolve papel fundamental para criar projetos, analisar e documentar informações que possam ser utilizadas pela empresa.
5º - São deveres do assistente social nas suas relações com os usuários: a) contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais; b) garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas, respeitando democraticamente ...
14 - É vedado ao assistente social valer-se de posição ocupada na direção de entidade da categoria para obter vantagens pessoais, diretamente ou através de terceiros. Art. 15 - Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional.
Comentário: a denúncia de irregularidade do exercício profissional pode se dar por qualquer pessoa que conheça a irregularidade e/ou pelo Conselho que é o órgão fiscalizador, por escrito.
Tratava-se de objetivar com mais rigor as implicações dos princípios conquistados e plasmados naquele documento, tanto para fundar mais adequadamente os seus parâmetros éticos quanto para permitir uma melhor instrumentalização deles na prática cotidiana do exercício profissional.