Regência una foi uma parte da história brasileira que aconteceu durante o período regencial. Foi comandada por Diogo Feijó. Que fez inúmeras mudanças no brasil, como por exemplo, a remenda da constituição que favoreceu mais tarde ao golpe da maioridade, ele também descentralizou o país, e deu poder as províncias.
No governo de Feijó, o dilema da representação política e da centralização de poderes abriu espaço para a deflagração de diferentes revoltas. ... Fisicamente incapacitado e desprovido de consistente apoio político, Feijó decidiu renunciar ao cargo de regente, em 1837.
O primeiro regente a ocupar o cargo sozinho foi o padre Diego Antônio Feijó, que venceu seu principal rival, Holanda Cavalcanti, com 2.
A regência pode ser individual ou coletiva, e, geralmente, é exercida por pessoas ligadas à Coroa, como o pai ou a mãe do rei ou o príncipe herdeiro. O regente é escolhido para atuar como chefe de Estado.
Em resumo, a função básica do regente é a de criar condições de estímulo nos ensaios, para que os indivíduos toquem orquestralmente, dando o máximo do próprio virtuosismo, mas atuando de forma sistêmica, integrada.
O período regencial é considerado a primeira experiência republicana brasileira porque os membros das Assembleias dos poderes legislativo e judiciário exerciam suas funções de forma mais autônoma.
Esse foi um dos períodos mais turbulentos da História do Brasil. As insatisfações populares culminaram em diversas revoltas pelo país....Te contamos quais foram as 5 revoltas regenciais mais polêmicas do Brasil. Vai perder?