A Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus. Instituídas em 451 a.C., ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família.
A importância da Lei das XII Tábuas vem do fato dela ter sido o primeiro ordenamento escrito no direito ocidental, que era fonte de todo direito público e privado. ... A Lei das XII Tábuas possuem grande influência no direito moderno, pois este baseia- se nas codificações daquele.
História. 753 a.C. – 509 a.C. 509 a.C. – 27 a.C.
Resposta. A Lei das Doze Tábuas era sim vantajosa para os plebeus já que, com ela os patrícios não conseguiam mais tiram vantagens dos plebeus modificando as leis oralmente, pois agora elas estariam "gravadas na pedra".
Resposta: As leis conquistadas pelos plebeus foram: Leis das Doze Tábuas (450 a.C.) – juízes especiais (decênviros) decretariam leis escritas válidos para patrícios e plebeus. Embora o conteúdo dessas leis fosse favorável aos patrícios, o código escrito serviu para dar clareza às normas, evitando arbitrariedades.
Gaio Arsa
Resposta: A principal fonte do Direito em Roma durante o período em que os reis eram seus governantes maiores foi o costume dos antepassados, o mos maiorum. As leis instituídas pelo soberano tinham caráter religioso e, eram elaboradas não só por ele, mas também, pelos pontífices.
2) Qual a relação entre a educação romana e as Leis das Doze Tábuas? R: Por muito tempo a Lei das Doze Tábuas foi o texto-base da educação romana. ... As Doze Tábuas fixavam a dignidade, a coragem, a firmeza, como valores máximos, ao lado das pietas e da parcimônia.
QUESTÃO 3- Em que medida as Leis das Doze Tábuas tiveram importância para amenizar as desigualdades que diferenciavam patrícios e plebeus do ponto de vista jurídico? RESPOSTA: ... Ao se registrar as leis por meio da escrita, as Leis das Doze Tábuas diminuíam as discrepâncias de interpretação e aplicação das leis romanas.
A lei escrita dificultava que os patrícios interpretassem as leis de acordo com suas conveniências, constituindo-se, assim, como uma vitória para os plebeus. Outra conquista dos plebeus com a Lei das Doze Tábuas foi o fim da escravidão por dívidas.
Considerados chefes, os patrícios descendiam dos lendários fundadores da antiga Roma, sendo proprietários das maiores porções de terras. Na sociedade romana, representavam a aristocracia, eles tinham os direitos políticos com exclusividade, somente eles formavam o governo.
Olá. Os plebeus se revoltaram contra os patrícios já que viviam em condições imensamente inferiores do que os nobres e procuravam participação política.
Resposta. Como a sociedade romana estava em constantes guerras com seus vizinhos, os plebeus eram convocados para serem soldados de seu exército. Os impostos que eram cobrados dos plebeus aumentava mais e mais, garantindo assim a riqueza dos patrícios.
Resposta. Os plebeus realizaram diversas revoltas contra os patrícios que levaram a criação de leis, garantindo direitos à plebe.
Os patrícios formavam a elite social e política romana. ... Já os plebeus, ou a plebe, como também eram conhecidos, constituíam a camada da população que não tinha ascendência patrícia. A maioria dos plebeus era constituída de pequenos proprietários de terras, artesãos e comerciantes.
Outra classe que formavam a Roma Antiga era a dos plebeus. Esses, por sua vez, eram comerciantes, camponeses e artesãos. Os plebeus eram povos oriundos de cidades conquistadas pelos romanos. Embora fossem pessoas livre, eles não tinham direitos de cidadãos como os plebeus.
Patrícios: grupo social dominante. - grandes proprietários de terras, escravos e gado. ... Clientes: eram plebeus que passaram a prestar serviços aos patrícios em troca de alimentação, proteção e moradia. Escravos: possuam tal condição como prisioneiros de guerra ou em razão das dívidas.
2)Os patrícios formavam a elite da sociedade romana e descendiam dos antigos clãs fundadores da cidade, daí derivou a expressão “patrício”, de patres-familias. ... Além disso, os patrícios eram grandes detentores de terras cultiváveis, de onde tiravam sua principal riqueza.
A classe dos patrícios, da qual constavam famílias (ou gens) como as dos Servílios, Júlios, Cláudios, Emílios, Fábios e Cornélios, teve origem nos cidadãos que se notabilizaram na época anterior à monarquia, permanecendo o prestígio durante a República e o Império.
Os patrícios detinham vários privilégios governamentais, dentre eles a isenção de tributos, a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos de Roma e também a de serem magistrados, oficiais e senadores. ... Das cerca de 130 gentes patrícias originais, no ano de 367 a.C. restavam apenas 22, compostas por 81 famílias.
O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma. Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar.
É composto pela Câmara dos Deputados, que representa o povo, e o Senado Federal, que representa os estados da Federação. Cada estado e o Distrito Federal elegem três senadores, num total de 81, para mandatos de oito anos.
Um senado é uma assembleia deliberativa, em muitos casos a câmara alta de uma legislatura ou parlamento bicamarais. Os membros ou legisladores de um senado são denominados "senadores".
Significado de Senado substantivo masculino [Política] Câmara alta que, nos países com duas assembleias legislativas, é composta por membros hereditários, indicados pelo chefe (presidente) de um governo ou por eleição.
A palavra “senador” vem do latim “senatus”, que significa senil. Os senadores romanos também eram conhecidos como otimates – uma referência aos mais sábios – ou preparados – entre os cidadãos comuns que formavam as assembleias da plebe, onde o requisito da idade era menor.
Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios; Fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Os senadores representam os estados e não a população, daí portanto a não proporcionalidade em relação ao número de habitantes de cada estado. ... Além das lideranças do governo e de cada partido, o Senado possui também lideranças do bloco parlamentar da maioria, da minoria e de apoio ao governo.
O Congresso é bicameral, logo composto por duas Casas: o Senado Federal (integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas (os 26 estados e o Distrito Federal) e a Câmara dos Deputados (integrada por 513 deputados federais, que representam o povo).