Para se achar o percentual desse capital, basta dividir o Patrimônio Líquido pelo Passivo Total. CAPITAL DE TERCEIROS também é bem sugestivo. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc.
Inicialmente, os que não estão familiarizados com a linguagem contábil podem pensar que débitos se referem a despesas, a valores subtraídos, enquanto créditos se referem a receitas, a valores adicionados. ... E, quando a dívida é liquidada, lança-se o valor no Passivo, a débito, "diminuindo" as obrigações da empresa.
É importante lembrar que, dado o fato de as contas do ativo representarem bens ou direitos, ou seja, dívidas de terceiros com relação à empresa de que trata o livro contábil, a noção de débito do ativo se torna intuitiva, pois o débito aumenta a dívida da terceira parte em relação à empresa, o que aumenta o valor da ...
Débito é a aplicação de recurso, enquanto Crédito é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta.