A dica é deixar ambos em cômodos diferentes e separados por uma porta por, pelo menos, dois dias. Eles passarão a maior parte do tempo nesse lugar, sentido o cheiro um do outro e se habituando à sua presença. Passados esses dois dias, abra a porta e conduza o contato entre ambos.
Se o cachorro ameaçar atacar o gato assim que o vir, coloque-o na coleira e dê algo a ele que possa entretê-lo. Isso ajuda a desviar a atenção do gato. Depois disso, solte o gato e deixe-o andar numa distância segura com relação à do cão.
"O número de cromossomos dos dois (gato e cachorro) é diferente. Cientificamente é impossível este tipo de cruzamento, mas só o exame poderá determinar isso. Tudo pode não passar de um mal entendido", disse Pacheco. A distância evolutiva entre os bichos é a maior que pode existir entre dois mamíferos carnívoros.
Durante o primeiro contato direto, deixe seu cachorro preso no canil ou atrás de um portão. Em seguida, permita que ele cheire o filhote de gato ou cachorro enquanto você o segura no colo. Se possível, conte com a ajuda de alguém para segurar um dos pets enquanto você impede que o outro avance.
Amizade entre cão e gato: 5 dicas para socializar os pets
Agora veja uma lista das 10 raças de cachorros que geralmente são amigáveis com os gatos.
Mas por que a rivalidade parece piorar com os gatos? Uma explicação é o comportamento dos felinos, que percebem a ameaça canina e instintivamente ficam com pelos arrepiados ou saem correndo. Ou seja, agem como a presa que os cachorros acham que eles são, encorajando o "ciclo de caça".
Para animais sem problemas de pele um xampu neutro de uso veterinário pode ser escolhido, ou então um sabonete neutro. Para animais com problemas de pele (seborréia, piodermite etc) o xampu deve ser prescrito por um médico veterinário, assim como a freqüência dos banhos e cuidados com o uso.
Por serem espécies distintas os produtos tanto para humanos quanto para pets, são desenvolvidos respeitando características de cada espécie. E utilizando o produto inadequado, o mesmo pode causar irritações ou complicações maiores no seu amor de estimação.
Outra dica é da médica veterinária Daniela Mol Valle, que recomenda em seu blog o uso do sabonete da marca 'Protex®' pode ser uma alternativa mais em conta para tratar de alguns casos de cães com problemas de pele ou mesmo para os filhotes.
Então, não faz, mas tem algumas ressalvas importantes. Assim como acontece com o sabão de coco, acredita-se que o detergente faz mal ao animal devido ao seu pH, que por ser diferente do pH da pele do cão ou gato, pode causar lesões, alergias, etc.
Amo! Também utilizo ele muito na higiene na pia antes de dar banho em minhas Dogs, assim deixo o local livre de “bactérias” e pronto para banhar minha turminha.