Cheque administrativo: como funciona?
Para conseguir o cheque, você precisa ir ao caixa do banco, ou direto com o seu gerente. No caso do cheque administrativo, você não precisa emiti-lo necessariamente no banco que você tem conta corrente.
Se não for as mesmas informações que estão no verso do cheque, ele pode ser falso. Analise a fonte do número e compare-a com um cheque de confiança. Se notar que a fonte é significativamente diferente, o cheque pode ser falso. Ligue para o banco que lançou o cheque caso não tenha certeza da validade.
Para realizar o endosso do cheque, vá para parte de trás dele e preencha as linhas cinzas, com sua assinatura, dessa forma o cheque estará endossado e a pessoa portadora terá autorização de sacar ou depositar em conta; Você poderá especificar também o nome da pessoa na concessão.
O cheque nominal só poderá ser depositado na conta de outra pessoa se o beneficiário endossar o cheque. O beneficiário só pode permitir que outra pessoa receba o dinheiro por ele se for um cheque nominal à ordem. Essa modalidade permite a transferência do direito ao pagamento a terceiros por meio do endosso.
Se o cheque está cruzado só poderá ser depositado em sua conta. Não há problema que seja de outro banco.
Recebeu um cheque e não tem tempo de ir ao banco para depositá-lo na conta? Basta baixar um aplicativo, capturar a imagem pelo celular, enviar o arquivo ao banco, e esperar algumas horas até a compensação. Depois, guarde o cheque como recibo ou lembrança da transação.
Existem duas formas de depositar um cheque: ir direto na “boca do caixa” ou em caixa eletrônico do seu banco. Para os dois casos, é importante que você preencha o cheque com identificação de quem vai receber o valor (cheque nominal) e de preferência, cruzado.