......... As células caliciformes são glândulas exócrinas unicelulares que são encontradas entremeadas ao longo de epitélios simples cilíndricos e de epitélios pseudoestratificados cilíndricos. Essas células caliciformes são cilíndricas modificadas, que sintetizam e secretam muco.
O muco que recobre o epitélio intestinal, secretado por células caliciformes presentes nas glândulas de todo tubo digestivo, forma a primeira linha de defesa da mucosa cólica.
O muco ou ranho é um fluido visco-elástico de origem biológica. É produzido pelas membranas mucosas como método de proteção de superfícies no ser vivo, contra a desidratação (pulmão), ataque químico (mucosa do estômago), bacteriológico (mucosa respiratória) ou simplesmente como lubrificante (esófago, cólon).
A mucina é uma família de proteínas de elevada massa molecular, fortemente glicosiladas (glicoconjugados) produzidas por tecidos epiteliais na maioria dos metazoários.
Criptas de Lieberkühn ou criptas intestinais são glândulas tubulares simples encontradas entre as vilosidades da parede do intestino delgado e intestino grosso (colon). Secretam diversas enzimas, como sucrase e maltase, e possuem células especializadas na produção de hormônios e enzimas de defesa.
Significado de Cripta substantivo feminino Sala ou caverna subterrânea. Em geral, a palavra se refere a uma galeria sob uma igreja.
Revestindo externamente o órgão, há a membrana serosa, uma fina camada de tecido conjuntivo recoberta por um epitélio pavimentoso simples ou mesotélio. Intestino delgado em aumento de 5x. Em 1, observa-se a camada mucosa; em 2, a camada submucosa; em 3, a camada muscular.
O tecido que reveste o corpo e absorve alimentos é o tecido epitelial. Neste tecido, que possui uma alta capacidade de absorção intestinal, as células apresentam o que chamamos de microvilosidades.
Epitélio pavimentoso estratificado: pode ser queratinizado (pele) ou não, esôfago, vagina, língua, cavidade oral. Epitélio cúbico estratificado: encontrado nos ductos de algumas glândulas.