Para explorar uma pedreira é necessária autorização governamental, pois trata-se de uma atividade que promove grande mudança ambiental e interfere em patrimônio federal (ou seja, que pertence ao governo do país).
O mercúrio é tradicionalmente usado para separar e extrair o ouro de rochas ou da areia porque adere ao ouro formando um amálgama, que posteriormente é aquecido. Com o calor, o mercúrio evapora e resta o ouro.
Bateia Para Garimpar Ouro | MercadoLivre.com.br.
Serra Pelada
A atividade alastrou-se por cidades ribeirinhas nos arredores de Barra do Piraí, Cantagalo, Comandante Levy Gasparian, Itaocara, Paraíba do Sul, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença e Vassouras, onde está o distrito de Aliança. O estado está vivendo uma espécie de corrida do ouro.
Sobre o potencial geológico, o relatório do Projeto Igaracy 1, da All Ore, diz que a região paraibana possui um histórico de produção informal de ouro e potencial geológico, avaliado pela mineradora Coffey. Segundo o pesquisador Aderaldo Ferreira, a exploração de ouro na Paraíba tem potencial antigo.
Roraima não possui nenhuma mina de ouro legalizada, mas o Monumento ao Garimpeiro, uma estátua de sete metros de altura em sua capital, Boa Vista, deixa poucas dúvidas do entusiasmo local sobre o assunto.
O subsolo paulista, com certeza, ainda é rico", diz o pesquisador Cornejo, lembrando que até na década de 50 ainda havia alguma atividade mineradora no Jaraguá e outras regiões da Grande São Paulo, como Itapecerica da Serra. "Com certeza há ouro em terras paulistas", concorda Goulart Reis.
R$ 312,01
Locais como Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes e o Pico do Jaraguá, em São Paulo, foram prósperas áreas de exploração de ouro na época do Brasil colonial. Parte da população paulista pode estar sentada sobre um pote de ouro sem saber.
Em 1700, bandeirantes paulistas reivindicavam ouro mineiro No dia 7 de anril de 1700, bandeirantes paulistas apresentaram petição à Câmara Municipal de São Paulo reivindicando exclusividade na exploração do ouro encontrado em Minas Gerais. Eles reclamavam a posse das minas que afirmavam ter descoberto.