Já a avaliação da escolha de registro deve sempre levar em consideração que o participante precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo, que requer a utilização de um registro formal. Assim, cabe ao avaliador observar se o registro utilizado é adequado ao tipo textual e ao contexto de produção.
As 5 competências avaliadas na redação do Enem
Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Em resumo, essa competência contempla: vocabulário, regras de acentuação e pontuação, ortografia, separação de sílabas, usos do hífen e de letras maiúsculas e minúsculas, concordância, regência, ausência de marcas da oralidade.
As 5 competências do Enem são as seguintes: Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Cada professor dará uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das competências. A soma desses pontos comporá a nota total do avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Qual a nota máxima do Enem?