EQST

O Que Diz O Artigo 22 Do Cdigo De Defesa Do Consumidor?

O que diz o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor?

22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços por Considerar-se prática abusiva?

O artigo 39 , inciso I , do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078 /90) estabelece que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, entre outras práticas abusivas, condicionar o fornecimento de produto...

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços limitar quantidade?

O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.

É permitido ao fornecedor elevar com justa causa o preço de produtos ou serviços?

Nos termos do art. 39 do CDC, é vedado ao fornecedor elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços bem como exigir desse vantagem manifestadamente excessiva. Nesse sentido, o reajuste das parcelas da apólice de plano de saúde tem de ser fundamentado, sob pena de incorrer em violação legal.

O que é Responsabilidade pelo fato do produto?

Responsabilidade pelo fato significa dizer que o produto/serviço é defeituoso, no sentido de que pode causar um dano ao consumidor, diferente do vício que atinge somente a qualidade ou quantidade do produto/serviço, causando ao consumidor apenas uma frustração.

O que é responsabilidade pelo vício do produto ou serviço?

O caput do art. 18 do Código de Defesa do Consumidor estabelece: “Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor [...]”.

Quem responde pelo vício do produto?

Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, ...

Qual a diferença entre a responsabilidade pelo fato é responsabilidade pelo produto?

A diferença encontra-se na identificação fática da responsabilidade, que no vicio reside na coisa em si e não no evento a ela relativo, como no caso do fato. No vício o dano é no produto ou serviço, no fato é o defeito no produto ou serviço que causa o dano.

Quanto à responsabilidade do comerciante nas relações de consumo Assinale a alternativa correta?

2ª Questão: Sobre a responsabilidade dos agentes que participam das relações de consumo, quanto ao vício do produto ou dos serviços, observadas as proposições abaixo, assinale a alternativa correta: ... A responsabilidade do comerciante é subsidiária. V.