O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor, que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnoideo, ventrículos cerebrais e o canal central da medula./span>
A pia-máter e a aracnoide são separadas pelo espaço subaracnoideo, o qual possui uma grande quantidade de líquido cefalorraquidiano, cerebrospinal ou, simplesmente, líquor.
Representação diagramática da seção do topo do crânio, mostrando as membranas do cérebro, etc. No cérebro, o espaço subaracnóideo ou subaracnoideu é o intervalo entre a aracnóide-máter e a pia-máter. ...
A aracnoide é uma fina/ membrana que separa a dura-máter e a pia-máter. Juntas, formam as meninges, membranas que cobrem os órgãos do sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal.
A principal função da barreira hematoencefálica é regular o ambiente químico em que as células operam no nível neuronal, onde ocorrem todas as atividades especiais do cérebro.
As células da glia são células com as mais diversas funções, entre elas estão proteger e nutrir neurônios. ... As células da glia, que foram descritas há mais de 150 anos, são um conjunto de vários tipos celulares, sendo as suas células principais os astrócitos, oligodendrócitos, micróglias e ependimócitos.