RESUMO A teoria humanista enfatiza as relações interpessoais, na construção da personalidade do indivíduo, no ensino centrado no aluno, em suas perspectivas de composição e coordenação pessoal da realidade, bem como em sua habilidade de operar como ser integrado.
Trata-se de uma abordagem que entende os indivíduos como seres pensantes, com razão e emoção. ... Para isso, a Psicologia Humanista busca conhecer o indivíduo de modo a humanizar o seu aparelho psíquico. Assim, ela segue o lado oposto de abordagens que tem a visão do ser humano como um ser condicionado pelo mundo externo.
Seu objetivo era dar uma resposta diferente, abordando os problemas do ser humano, oferecendo uma perspectiva da área da saúde ao invés da doença. A abordagem humanista exalta a saúde mental e todos os atributos positivos da vida.
No humanismo, o indivíduo é visto como um ser holístico. Ou seja, como um todo, seu corpo, mente, espírito e emoções. O ser humano é considerado um ser único, com sua psique naturalmente saudável e como um indivíduo bom. ... O humanismo propõe uma abordagem terapêutica não-diretiva e centrada na pessoa.
Popularmente conhecido, o terapeuta costuma ser o profissional de Psicologia que atua na área clínica, propondo atendimento e ajuda psicológica. Cada terapeuta escolhe sua própria especificação dentro da área de estudos para aplicar a terapia ao paciente.
Ter comprovadamente uma formação em Psicoterapia em cursos de aprimoramento, especialização, residência, reconhecidos ou pelo MEC, pelo CFP ou CFM (através do Departamento de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria), ou ainda em instituição de ensino livre proficiente na formação de psicoterapeutas.
R$ 2.