Encontrado na Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia, o joão-de-barro come insetos, larvas, aranhas, opiliões, moluscos e, ocasionalmente, sementes. A fêmea põe de três a quatro ovos a partir de setembro. A gestação dura de 14 a 18 dias. Os filhotes são alimentados por um período de 23 a 26 dias.
Você já deve ter ouvido falar desta historia popular. Mas, ela é um mito! Muitos ninhos abandonados são encontrados com a parede trancada, por isso se imaginava que o macho havia prendido a fêmea, deixado-a morrer por motivos de traição.
Não é a sua preferência, mas no caso de escassez, também se alimentam de frutos. Quanto a outra curiosidade que faz parte do título do texto, sua expectativa de vida é de cerca de três anos de idade.
João-de-barro – O que é O João-de-barro é um dos pássaros mais populares do Brasil, famoso pelo tipo de construção de seu ninho em forma de forno (o nome científico Furnarius significaria “aquele que trabalha em fornos”- Jobling,1991), utilizando barro úmido, além de esterco misturado com palha.
João de Barro (1907-2006) foi compositor brasileiro. Também conhecido por Braguinha, fez sucesso com suas marchinhas de carnaval. Fez parte do quarteto Bando dos Tangarás, junto com Noel Rosa, Almirante e Alvinho. João de Barro (1907-2006) nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907.
Furnarius rufus
O casal de joão-de-barro vive a vida toda juntos, contróem o ninho juntos e cuidam dos filhotes juntos. A menos que o ninho seja destruido, usam o mesmo ninho sempre. Curioso é que se a fêmea acasala com outro macho, o companheiro "traído" a prende dentro do ninho, fechando a porta com barro.
Uma ave trabalhadora e construtora por natureza. Esse é o joão-de-barro, umas das espécies mais populares especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. O inteligente animal é dono de um canto que se assemelha à uma gargalhada e torna-se ainda mais comum nas épocas de Primavera e Verão.
O pássaro, revirando as folhas, busca cupins, formigas ou içás no solo ou sob troncos caídos. Alimenta-se também de outros invertebrados, como minhocas e possivelmente moluscos. Aproveita restos alimentares humanos, como pedaços de pão.
Como está no peitoril você pode contratar uma pessoa para descer na corda, remover esse ninho e aproveitar para limpar a parte da parede que estiver suja de barro.
A espécie é conhecida por ser considerada uma ave trabalhadora e inteligente, por conta da construção do ninho, que é feito com barro úmido em formato de forno. O casal dedica-se a construção do mesmo, usando também um pouco de esterco em conjunto com palha.
O que o João-de-barro faz com muita dedicação é a habitação. O João-de-barro trata-se de um pássaro que tem por característica produzir sua própria habitação, ou seja, ele próprio constrói o lugar em que ele vai morar.
A câmara mais interna, forrada com penas, pelos e musgo, serve para a postura de ovos e acomodação dos filhotes, que ficam a salvo de predadores. Outra peculiaridade da casa é a localização da porta de entrada, estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento.
Sonhar com joão de barro pressagia um novo trabalho que lhe trará satisfação e que será produtivo. Um joão de barro morto em sonho aponta para discórdia doméstica em relação à moradia. Sonhar que que vê um pássaro ferido, é provável que você vai enfrentar alguma oposição em um futuro próximo.
Comece ensinando palavras fáceis, mais curtas e com sílabas simples. Procure sempre repetir essas palavras quando estiver próximo da sua ave, se possível associando com situações específicas, por exemplo, diga ''sobe'' sempre que você levantar a ave, ou ''desce'' quando abaixá-la.
Dicas para treinar e domesticar papagaios
Um dos passos mais importantes para começar o treinamento é firmar um laço de amizade com o animal. É muito importante não fazer o seu papagaio ter medo de você, por isso é essencial se aproximar da gaiola muito lentamente. Não faça ruídos repentinos e não fale alto ou derrube algo, ou isso vai aterrorizar o pássaro.