III – CURATIVO CONTAMINADO Estas normas são para feridas infectadas e feridas abertas ou com perda de substância, com ou sem infecção. Por estarem abertas, estas lesões são altamente susceptíveis à contaminação exógena. a) O curativo deve ser oclusivo e mantido limpo e seco.
Trata-se da formação provocada pelo acúmulo de pus em qualquer parte do corpo que, na maioria dos casos, provoca inchaço e inflamação nas adjacências. Ocorrem quando uma região do tecido é infectada e o sistema imunológico do corpo reage contra ela.
Causas da inflamação da pele Quando há uma infecção no corpo, ou uma reação alérgica ou até uma doença latente, a inflamação da pele é considerada uma das reações do sistema imunológico. Se o sistema imunológico não funciona bem, pode causar uma reação como no caso da psoríase.
A inflamação é uma resposta natural do corpo que acontece quando o organismo se encontra frente a uma infecção por agentes infecciosos como bactérias, vírus ou parasitas, veneno ou quando há alguma lesão por calor, radiação ou trauma.
No caso de machucados, lave bem o local com água e sabão, principalmente se for uma ferida aberta. Indica-se também a utilização de gelo, pois ele tem ação anti-inflamatória, diminuindo o inchaço e a dor.