O saco tecal ou saco dural é uma folha membranar ou tubo de dura-máter que envolve a medula espinal e a cauda equina. Este saco contém o líquido cefalorraquidiano, que fornece nutrientes e proteção à medula espinhal.
Protusão como o proprio nome diz significa seu disco está protuso, saliente podendo acometer ou não a raiz nervosa e até mesmo evoluir para um abaulamento ou hérnia discal. L5 – S1 não são simbolos, são abreviações. L= lombar número 5 e S= sacral 1, as quais são vertebras da nossa coluna.
Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.
Essa é a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco. Na chamada protrusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém.
A dor popularmente conhecida como “dor no ciático” é decorrente de uma compressão nervosa na região lombar (L3, L4, L5 e S1), habitualmente resultante de uma hérnia de disco. A hérnia de disco mais comum é a ocorrida entre as vértebras L5 e S1, sendo, por sua vez, a responsável pela maioria das lombociatalgias.
A maioria das pessoas com hérnia de disco melhora com o tratamento clínico. Uma pequena porcentagem pode continuar tendo dor nas costas mesmo depois de tratar-se. Sem o tratamento correto, como por exemplo, o "conviver com a dor" ou a automedicação são condenáveis e podem gerar diversos problemas.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
Aos homens que são intolerantes à flexão, ou seja, que sentem dor na coluna quando aproximam as mãos dos pés ou ficam sentados por muito tempo, a “conchinha” é a pior posição. A ideia, então, é que eles usem o movimento do quadril, e não empurrem o corpo com a espinha.
Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.
A única forma de curar a hérnia de disco é através da cirurgia, que remove a parte do disco intravertebral que está sendo pressionada.
Exercícios Físicos Para Quem Tem Hérnia De Disco
O diagnóstico é individual, pode ser que você precise de apenas cinco sessões ou de 20. A frequência também varia com a gravidade do problema. Pessoas com muita dor podem fazer sessões diárias até o problema aliviar e, depois, diminuir a frequência.
Resultado obtido: A quiropraxia é um tratamento bem indicado para a hérnia de disco lombar, porém o mais recomendado é que ela seja associada com outros recursos, como por exemplo, os exercícios fisioterápicos e também que seja realizado um trabalho multidisciplinar.
Quando procurar um Quiropraxista mesmo não tendo dor nas costas.
A quiropraxia é uma profissão da área da saúde responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas nos nervos, músculos e nos ossos através de um conjunto de técnicas, parecidas com massagens, que são capazes de movimentar as vértebras, músculos e tendões para a posição correta.