EQST

O Que Compe Um Bairro?

O que compõe um bairro?

De forma geral, os bairros podem ser constituídos por ruas, casas, edifícios, condomínios, indústrias, comércios, praças, shoppings, monumentos, entre outros. Podem também, segundo sua localização, representar a cidade em alguns aspectos, como financeiro, turístico, tecnológico, entre outros.

O que é a forma urbana?

Podemos dizer que a forma urbana é a “cara” que cada cidade tem. ... A organização dos espaços públicos e construídos é o que determina a forma urbana de uma cidade.

O que é um traçado urbano?

Segundo Ferrari (2004), “malha ou traçado urbano é uma planta da cidade significativamente representada pelo seu sistema viário e os espaços delimitados pelas vias”. Ou seja, cada projeto de parcelamento, representa, numa escala menor, um pedaço da cidade.

O que é forma urbana Radial?

Resposta. Já no contexto do urbanismo, existem vários modelos de cidade em função de sua estrutura e a cidade radial é aquela que se desenvolve a partir de um ponto central e suas diferentes artérias apresentam uma forma radial, por exemplo, Paris é um claro exemplo de cidade radial.

O que é uma cidade neoliberal?

É o enfrentamento à condição urbana tal qual a produção capitalista do espaço, especialmente sob o neoliberalismo, desenha. A direção, o conteúdo, e a forma da produção e apropriação das cidades está alicerçada pela forma como se dão as lutas de classes no próprio interior desta sociedade.

Qual é a influência da ideologia neoliberal sobre as cidades?

Esse processo é resultante do modelo neoliberal, e é a partir dele que a fragmentação dos espaços urbanos acontece, gerando desigualdades sócioespaciais (CUENYA; CORRAL, 2011). ... A interferências dos interesses do mercado torna a acessibilidade aos espaços urbanos mais crítica e complexa (ABRAMO, 2011).

O que é segregação espacial e urbana?

Pode-se dizer que a segregação urbana é a representação ou reprodução espacial e geográfica da segregação social, estando quase sempre relacionada com o processo de divisão e luta de classes, em que a população mais pobre tende a residir em áreas mais afastadas e menos acessíveis aos grandes centros econômicos.

O que é segregação social e espacial?

A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer.

O que se entende por segregação espacial?

"A segregação socioespacial é um importante conceito da geografia. Trata-se de uma divisão social do espaço de acordo com a renda da população. A presença do estado nos bairros mais pobres se faz de forma menor e isso aumenta a segregação. ...

O que é segregação econômica?

A desigualdade econômica se caracteriza pela distribuição desigual de renda em determinada região, sendo influenciada por fatores históricos, sociais e pela falta de investimento em políticas sociais.

O que é segregação espacial Brainly?

Em ciências humanas, segregação espacial refere-se à dignidade de grupos sociais (ou étnicos) em um determinado retilíneo. Pode acontecer em diferentes escalas, como nacional, a infra-urbana, a urbana regional. Pode ser legitimada e favorecida, resultando na formação de áreas segregadas, desiguais.

O que é segregação urbana Brainly?

A segregação urbana – também chamada de segregaçãosocioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades.

O que é segregação socioespacial por que ela ocorre?

a) A segregação socioespacial urbana ocorre em virtude de um conjunto de fatores sociais, econômicos, culturais, históricos e raciais no espaço das cidades. ... Entre várias opções, a maior parte dos moradores opta por espaços como favelas por terem afinidade cultural.

O que é segregação socioespacial é como ela ocorre?

A segregação socioespacial é um termo utilizado para evidenciar o destacamento das camadas financeiramente mais ricas para as mais pobres. ... Podemos citar a discriminação como um outro ponto, incluindo a segregação que pode ser econômica e na maioria das vezes tem haver com o racismo ou a xenofobia.

Como acabar com a segregação urbana?

Olhe para sua cidade e veja como está ocorrendo a segregação socioespacial. Uma forma de combater essa segregação é a sociedade civil se organizar e reivindicar seus direitos, previstos na Constituição Federal. Do contrário, esse processo só tende a se agravar.

Como se define a segregação espacial na cidade?

A segregação espacial e urbana é quando as classes sociais ficam concentradas em determinadas regiões ou bairros de uma cidade. Essa segregação ocorre em locais onde há uma grande diferença de renda entre os grupos, uns possuem todas as condições de moradia e serviços, e outros não possuem nada parecido.

Qual a relação da segregação espacial com a desigualdade social?

A segregação espacial resulta no isolamento de grupos sociais vulnerabilizados e ainda fragiliza laços de integração social. Na verdade, o que subjaz à noção de segregação espacial é, além da ocupação desigual do espaço pelos moradores, também a má distribuição dos recursos urbanos.

Como funciona o processo de segregação?

Segregação é o processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros indivíduos e grupos. Essa separação ou distância social e física é oriunda de fatores biológicos e sociais, como raça, riqueza, educação, religião, profissão, nacionalidade etc.

Como ocorre o processo de favelização?

A Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. ... A relação entre a industrialização e a formação de favelas situa-se, principalmente, a partir da constituição do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para a cidade.

Quais são os três tipos de consequências principais do processo de segregação?

Distinguimos três tipos de conseqüências principais do processo de segregação: espaciais, de convivência social e na distribuição do poder.

Que consequências são geradas por esse processo de segregação?

A segregação socioespacial vem da diferença de tratamento social e local com uma população. A desigualdade é uma consequência porque se há diferença de tratamento, uma massa é tratada melhor que a outra e portanto tem melhores condições de vida do que a outra, o que ocorre muitas vezes.