As mitocôndrias, cujo número varia de dezenas até centenas, dependendo do tipo de célula, estão presentes praticamente em todos os seres eucariontes, sejam animais, plantas, algas, fungos ou protozoários.
A fosforilação oxidativa é um processo em que a energia obtida por meio da degradação das moléculas provenientes dos alimentos, como a glicose, é convertida em ligações nas moléculas de adenosina trifosfato (ATP).
Fosforilação oxidativa é o nome de um dos processos que ocorrem nas mitocôndrias durante a respiração celular. ... Quando ocorre a fosforilação oxidativa há a oxidação de nutrientes do alimento que, como consequência, libera energia química que posteriormente é produzida no transporte de elétrons na cadeia respiratória.
Esses inibidores impedem a oxidação de substratos que se comunicam diretamente com a cadeia respiratória, via uma desidrogenase dependente de NAD, por bloquear a transferência de elétrons do FeS até a CoQ. Atuam portanto no complexo I da cadeia transportadora de elétrons.
3) A principal diferença básica entre um desacoplador e um inibidor é que os inibidores são substâncias que interrompem o fluxo de el[etrons na cadeia respiratória, são irreversíveis e podem levar a mitocôndria à morte.
As reações químicas que envolvem transferências de elétrons entre as espécies participantes são chamadas de reações de oxidorredução ou oxirredução.