O CCQ (Círculo de Controle de Qualidade) foi introduzido no Brasil por Oleg Greshner. As empresas Jonhson & Jonhson, Volkswagen e Embraer foram as pioneiras na adoção do CCQ, na década de 70. Na década de 80, houve um impulso muito grande de participação de empresas no CCQ.
Etapas do CCQ
Os Círculos de Controle de Qualidade são formados por pequenos grupos de colaboradores e têm o objetivo de propor mudanças, melhorias ou soluções para problemas encontrados na produção. Esses colaboradores geralmente pertencem ao mesmo nível operacional e também estão em níveis mais próximos à linha de produção.
O conceito de CCQ surgiu no Japão em 1962, por iniciativa do professor Kaoru Ishikawa, após a primeira conferência sobre o controle da qualidade, promovida na (JUSE) União dos Cientistas e Engenheiros Japoneses.
O objetivo do CCQ é propor melhorias e soluções para problemas e variabilidades de processos dentro de uma empresa. Para conseguir encontrar soluções, muitas vezes, o grupo precisará de treinamentos.
Os CCQs foram introduzidos no Brasil no início da década de 70. Mas, a exemplo do que ocorreu em outros países, foi durante os anos 80 que um grande número de empresas em todo o país os adotaram. Eles ganharam destaque a ponto da JUSE ter considerado o Brasil o "quarto país em termos de desenvolvimento do CCQ".
4a Questão (Ref.: Pontos: 0,1 / 0,1 São objetivos principais dos Círculos de Controle da Qualidade (CCQs) idealizados por Kaoru Ishikawa Melhoria Contínua e Comparar o desempenho com metas Melhoria Contínua e Melhoria do Clima Organizacional Praticar a Ética e Comparar o desempenho com metas Praticar a ...
O uso de metodologias como o Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) que envolvem atividades em grupo para identificação e solução de problemas no ambiente de trabalho resulta na melhoria deste local e na motivação do colaborador.
Gestão da qualidade. ... Questão 5 - Para que a qualidade avance em uma organização e se torne parte da cultura, é preciso envolver as pessoas que fazem parte das atividades (alta direção, colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros).
O conceito de qualidade envolve um produto ou serviço que atenda perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo ás necessidades do cliente. ... Segundo Deming apud Peinado e Graeml (2007), "a variabilidade do processo é a principal causa da não qualidade.
Conheça os 8 princípios da gestão da qualidade
Missão, visão e valores: os 3 princípios empresariais Missão, Visão e Valores são três conceitos básicos e essenciais para construir os ideais de uma empresa. Entendê-los fará com que você tenha um referencial para tomada de decisões e criará características únicas para o seu empreendimento.
São indicadores de missão, Indicadores de Visão, Indicadores de Estrategias. Estes indicadores são capazes de nos apontar o desvio das nossas ações ao alcance do nosso negocio, daquilo que nos foi dado como “Missão, Visão, Valores e Estrategias”.
Princípios são ordens fundamentais da matéria, levando à direcionamentos de condutas. Este princípios podem ser entendidos como mandamentos nucleares. São livres de hierarquia formal, ou seja, nenhum é mais importante que outro.
Os valores de uma empresa são extremamente importantes para o negócio, por isso, identificá-los se faz necessário....Missão, Visão e Valores
Os valores são o conjunto de princípios éticos de uma empresa, que formam o seu código de conduta e estofo moral. Eles são a filosofia que rege o modo de agir da companhia e devem respeitados enquanto a empresa busca cumprir sua missão e atingir os objetivos de sua visão.
Portanto, valores são convicções claras e fundamentais que a organização defende e adota como guia para a gestão do seu negócio (crenças, posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante). Os valores são tudo o que é inegociável na sua empresa, aquilo que pode ou não pode fazer ali dentro.
Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo). Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.
A ferramenta Missão, Visão e Valores:
Enquanto a missão representa a essência da organização, a visão é onde, ou como, ela se vê em determinado período de tempo. A visão é a descrição do futuro, ou seja, onde a empresa quer chegar, suas metas para os próximos anos.