Com isso o nome fica ácido nítrico. A mesma lógica pode ser seguida para os ácidos formados pelos ânions carbonato (CO32-), clorato (ClO3-) e perclorato (ClO4-), para formar respectivamente os ácidos carbônico (H2CO3), clórico (HClO3) e perclórico (HClO4).
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
Substância química é cada uma das espécies de matéria que constitui o universo....Tipo de ligação.
A melhor forma para tirar uma dúvida em relação a nomenclatura de um composto químico é verificando o seu número CAS, o registro da substância. Todo número CAS é composto de 3 dígitos: com um sequencial de até 6 números no primeiro dígito; no segundo dois números; e no último, um número.
Substâncias puras são materiais que possuem composição química e propriedades físicas e químicas constantes, já que não se modificam em pressão e temperatura constantes. As moléculas do Gás Hidrogênio são formadas por dois átomos do elemento químico Hidrogênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
Em suma, substância pura é todo material com as seguintes características:
Por exemplo, a água destilada é uma substância pura, porque além de ser formada apenas por moléculas iguais de H2O, ela possui propriedades constantes. Ao nível do mar (sob pressão de 1 atm), seu ponto de fusão é igual a 0 ºC, seu ponto de ebulição é igual a 100 ºC e sua densidade é igual a 1,0 g/mL a 4ºC.
Por exemplo: na água destilada encontramos única e exclusivamente moléculas da substância água (H2O). Mesmo a água sendo uma molécula triatômica e composta (possui os elementos H e O), essa amostra é de uma substância pura.
Desse modo, por exemplo, o hidrogênio, o ferro e a água são substâncias puras. Logo: substância pura é a espécie de matéria constituída por átomos ou moléculas quimicamente iguais, de modo a apresentarem características bem definidas.
Explicação: A água da chuva não é considerada "pura" em seu estado original, mas pode ser tratada em casa para beber. ... A água da chuva, do jeito como cai do céu, não é "pura" ou melhor dizendo potável, mas é possível purificá-la em casa para o consumo.
A água da chuva não é considerada potável por conta da existência de substâncias contaminantes na atmosfera. Essas substâncias tóxicas estão presentes principalmente nos centros urbanos e nas cidades industriais e contaminam a água que cai com a chuva.
Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.
A melhor forma é utilizar recipientes de vidro limpos (de preferência esterilizados com água quente) específicos para esse fim. Mas você também pode utilizar aço inoxidável. A água que será armazenada deve ser fervida para eliminar eventuais bactérias e larvas.
Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
A cloração da água da cisterna pode ser realizada com o uso de cloro líquido, como o hipoclorito de sódio encontrado na água sanitária ou produtos de cloro sólido como o hipoclorito de cálcio, em grânulos e em pastilhas ou tabletes.
Resposta. Resposta: A descontaminação da água fervendo ela e,depois fazendo o seu uso.
Fechar a entrada de água da cisterna, deixando no fundo água suficiente para dar a primeira lavada.
Quanto tempo a água pode ficar armazenada A validade dos galões de 20 litros, por exemplo, varia de 60 a 90 dias, com o vasilhame lacrado. Depois de aberto, a validade é de duas semanas. Se a água for engarrafada em vidro a validade é de 24 meses e se for engarrafada em plástico, 12 meses após a data de fabricação.
Um bom intervalo é de seis em seis meses. Uma boa alternativa também é optar por uma caixa d'água impermeabilizante, capaz de resistir ao surgimento de fungos.
A química também alerta para as condições dos vasilhames onde a água será conservada. O ideal é que sejam novos, só tenham sido utilizados para guardar água e não tenham sido higienizados com produtos de limpeza. “Tomando todos estes cuidados, dá para deixar armazenado por, no máximo, seis meses”, acrescenta.
Consuma a água em até três ou cinco dias se ela estiver na geladeira, ou um a dois dias se estiver em um cômodo fresco. Caso esteja em um cômodo quente, não a deixe passar de algumas horas.