HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO Trata-se de falha na produção ou na atividade dos hormônios tireoideanos. As causas mais comuns são os defeitos na formação da tireóide, seguidas pelos defeitos na síntese hormonal.
O hipotireoidismo congênito ocorre quando a tiroide do bebê não é capaz de produzir as quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, o que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos podendo comprometer o seu desenvolvimento e provocar até mesmo um dano neurológico permanente se a criança não for ...
O hipotireoidismo é uma redução na produção do hormônio da tireoide.
Hipertireoidismo em bebês e crianças. O hipertireoidismo é o aumento da produção do hormônio da tireoide. A doença de Graves é a causa habitual do hipertireoidismo, mas nódulos ou inflamação da glândula tireoide, medicamentos e infecções também podem ser causá-la.
O hipotireoidismo congênito (HC) é considerado uma urgência pediátrica, podendo ocorrer consequências graves quando não recebe tratamento oportuno. O diagnóstico precoce e o tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida são fundamentais para o desenvolvimento intelectual normal das crianças afetadas1,2.
A criança terá os sintomas do hipotireoidismo congênito: atraso no crescimento, língua grande, palidez, sonolência e, principalmente, retardo mental nas crianças menores de três anos.
Quem deve fazer o teste? Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.
O teste do coraçãozinho é realizado em bebês saudáveis com mais de 34 semanas. Não há. Não há. O oxímetro é um sensor colocado no pulso da mãozinha direita e no tornozelo direito.